Uma equipe de dez atendentes bilíngues, divididos em três grupos, está a postos no Serviço de Atendimentos ao Turista (SAT) da Bahiatursa, no Terminal Rodoviário de Salvador, que funciona próximo ao desembarque, das 7h30 às 21h30, diariamente. Com a proximidade da Copa do Mundo, o posto da Bahiatursa se prepara para atender um maior fluxo de visitantes, principalmente de estrangeiros que virão prestigiar o evento.

Segundo Izabel Velozo, que fala inglês e espanhol, é normal o posto receber turistas de todo o mundo. “Na terça-feira (27), por exemplo, desembarcaram passageiros de vários locais, muitos deles alemães, australianos, caribenhos, coreanos e chineses. Todos procuraram o posto do Bahiatursa, em busca de informações sobre a cidade”, disse Izabel, que há 34 anos atua na área.

Atendimento

A maior dúvida, tanto de estrangeiros quanto brasileiros, segundo ela, é como se locomover na cidade utilizando o transporte público. Chegar ao Centro Histórico é sempre um questionamento. Os visitantes também perguntam muito sobre outros pontos turísticos. “Nós estamos preparados para qualquer informação que o visitante precise. Ele não sai sem solucionar seus problemas”, garante a atendente.

Procedente da Argentina, Natália Monsalve, 31 anos, visita a Bahia pela primeira vez. “Conheci as belezas da Chapada Diamantina e os principais pontos de Salvador”, disse ela, que procurou o posto da Bahiatursa com dúvidas sobre hotel e aluguel de carro.

“O receptivo é fundamental, seria interessante ter mais órgãos como este espalhados pela cidade”, recomendou Natália. Em 2013, foram realizados 29 mil atendimentos nos postos da Bahiatursa, que, além da Rodoviária, estão instalados no Aeroporto de Salvador e no Pelourinho.