O III Salão Baiano de Turismo foi aberto nesta quinta-feira (8) pelo governador Jaques Wagner, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador, onde continua até sábado (10). Promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (Setur) e Bahiatursa, o salão objetiva divulgar o artesanato, a cultura e os destinos baianos para oportunizar a realização de negócios. Os secretários estaduais Pedro Galvão (Turismo) e Almiro Sena (Justiça, Cidadania e Direitos Humanos) também estiveram na abertura do evento.

“Já qualificamos milhares de baianos e baianas para atuação no setor de turismo e vamos continuar capacitando muito mais. Queremos aproveitar a Copa do Mundo [da Fifa Brasil 2014] para mostrar ao país e ao mundo o que a Bahia tem de melhor”, afirmou o governador, que foi recepcionado por índios da etnia Pataxó, que saíram de Porto Seguro para participar do evento na capital.

Durante visita ao Salão, o governador também destacou os principais investimentos realizados e os que estão em andamento para melhorar o cotidiano dos baianos e receber cada vez melhor os turistas, a exemplo da reforma do Aeroporto de Salvador e o metrô, que entrará em operação assistida no dia 11 de junho. “O turismo é a grande indústria sem chaminé, que gera emprego sem poluir”, destacou o governador.

Cozinha Show

Um dos atrativos do Salão é a maquete da Bahia, que apresenta as 13 zonas turísticas do estado. Para a coordenadora de eventos, Marta Pereira, a distribuição dos estandes proporcionou mais praticidade aos visitantes. “Gostei muito da forma que o artesanato foi exposto. Estandes diferentes das tradicionais barracas”. Sobre a maquete gigante, Marta, que faz o primeiro semestre do curso técnico em eventos, afirmou que, “chegando aqui, a gente tem noção da localização e como é a Costa do Dendê, por exemplo”.

Nas rodadas de negócios, as operadoras comercializam produtos e serviços turísticos. Há quem prefira participar do salão para aprender. Pensando nisso, foi criada uma programação especial de cursos variados como atendimento ao cliente e análise e planejamento financeiro. Na Cozinha Show, por exemplo, o participante aprende a seduzir os mais apurados paladares utilizando receitas com produtos regionais.
Com a proximidade dos festejos juninos, os representantes dos 17 municípios que compõem a zona turística Caminhos do Sertão estão apostando no turismo religioso para atrair ainda mais visitantes.

São João

De acordo com o secretário de Turismo e Cultura do município de Santa Brígida, ao visitar os municípios da região, o turista tem contato com o que mais gosta de vivenciar – as danças, serras, romarias, penitências e visitações às capelas das igrejas, além dos banhos em piscinas térmicas localizadas no município de Cipó.

“Nesta zona [Caminhos do Sertão], iniciamos com os festejos de São João no dia 24 de junho e terminamos em Santa Brígida e Serrinha, com o São Pedro, nos dias 28 e 29, com destaque para o artesanato, a cultura da viva dos grupos de quadrilha e o aspecto religioso destes municípios com os padroeiros”.

Paralelamente ao evento, acontece a quarta edição da Feira da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav-BA). Nesta sexta (9), o III Salão Baiano de Turismo está aberto para visitação das 14 às 20h e no sábado, das 9 às 14h. A entrada é gratuita.

Publicada às 15h10
Atualizada às 19h10