A apresentadora do Perfil & Opinião, Denny Fingergutt, entrevista nesta quarta-feira (14), às 22h, na TVE Bahia, a mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal da Bahia, jornalista e escritora italiana Antonella Roscilli, que vai falar sobre suas pesquisas a respeito da cultura brasileira, com especial atenção aos autores baianos.

A escritora tem incentivado e desenvolvido, por exemplo, trabalhos midiáticos na rádio e na televisão italiana sobre a vida e obra de Jorge Amado e Zélia Gattai. Ela, inclusive, é a biógrafa oficial e pesquisadora da vida de Zélia Gattai, tendo escrito um ensaio ‘Zélia de Euá: Rodeada de Estrelas’, publicada em 2006.

No programa Antonella diz que ficou grata ao ser indicada, em agosto de 2011, pelos acadêmicos Edvaldo Machado Boaventura e Myriam Fraga para fazer parte da Academia de Letras da Bahia (ALB). Em 29 de março de 2012, foi aceita sua efetivação entre os imortais baianos como correspondente estrangeira.

Nesse mesmo ano, ela lançou sua revista virtual ‘Sarapedge’ sobre cultura e sociedade brasileiras, criada, organizada e editada em italiano. O Perfil & Opinião será reprisado neste sábado (17), às 9h, e no domingo (18), às 16h30.