O programa Soterópolis desta quinta-feira (22), às 22h, na TVE Bahia, destaca temas como superação e amor ao esporte do nadador Marcelo Collet, o primeiro atleta paraolímpico do mundo a concluir a Travessia do Canal da Mancha, e o centenário da arquiteta italiana Lina Bo Bardi, importantíssima para o cenário da arte moderna no Brasil. O programa será reprisado no domingo (25), às 17h30, e na terça-feira (27), às 23h30.

Aos 17 anos, durante um treino de ciclismo para uma prova de triatlo, Marcelo foi atropelado e teve a perna esquerda atingida um pouco acima do tornozelo. Desde então, passou a ter dificuldades para andar. Mas isso não parou o atleta. Com o acidente, ele começou a se dedicar à natação, onde já conquistou vários títulos, se superou e quebrou barreiras. Em dezembro de 2013, subiu no palco do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro para receber o troféu de melhor atleta do triatlo do Prêmio Paralímpicos 2013.

O programa mostra a relação de Lina Bo Bardi com a Bahia e o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM/BA). A história dela na Bahia começa no final dos anos 50 quando, a convite de Diógenes Rebouças realizou uma série de palestras. Dirigiu e MAM, fez o projeto de recuperação do Solar do Unhão e pode por em prática sua profunda admiração pela cultura popular, dando início a uma coleção de arte popular.