A Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb) e as Voluntárias Sociais da Bahia iniciam nesta quarta-feira (14) as atividades de mais uma turma de jovens do Mais Futuro, programa estadual de aprendizagem como incentivo ao primeiro emprego. A aula inaugural será realizada no Auditório da Fundação Luis Eduardo Magalhães (Flem), no Centro Administrativo da Bahia, a partir das 8h30.

Os 132 jovens irão atuar na Secretaria da Saúde (Sesab) e no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC). Para a execução destes convênios, as Voluntárias Sociais da Bahia contam com a parceria do Instituto de Co-Responsabilidade para Educação e Saúde – Incores.

Este é o sétimo convênio celebrado pela Rede SAC no âmbito do programa, totalizando 765 jovens certificados. Já a Sesab chega ao seu quarto convênio, tendo capacitado 400 participantes. Atualmente, o Mais Futuro está com 1.897 jovens aprendizes contratados, incluindo os que atuaram no Tribunal de Justiça da Bahia e em empresas públicas.

Ainda está prevista para este ano a contratação de mais 150 jovens aprendizes para os postos da Rede SAC. Outras secretarias e órgãos públicos, como o Detran, Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) e a Secretaria da Educação do Estado da Bahia também demonstraram interesse em aderir ao programa, o que proporcionará a inserção de cerca de três mil jovens nos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual.

Vulnerabilidade social

O Mais Futuro, que é uma parceria entre a Saeb e as Voluntárias Sociais da Bahia, contempla adolescentes e jovens entre 14 e 24 anos, oriundos de escola pública e em situação de vulnerabilidade social, promovendo sua inserção no mercado de trabalho formal, sendo  também responsável por ampliar a oportunidade do primeiro emprego por meio de formação técnico-profissional.

A capacitação teórica inclui matérias de formação geral, assim como disciplinas específicas da unidade de atuação, onde o jovem será capacitado para a função de assistente administrativo. O contrato contempla benefícios – remuneração, vale-transporte, auxílio-lanche plano de saúde – e vigência de dois anos, além da garantia de todos os direitos trabalhistas.

Os jovens participantes da iniciativa são oriundos do Banco de Aprendizes do Governo  da Bahia, resultado do processo seletivo simplificado realizado pela Universidade Estadual da Bahia (Uneb) em 2011.

O programa conta também com a parceira da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), que além de realizar a avaliação de perfil para contratação dos candidatos, cadastra, após a conclusão do programa, o currículo do ex-aprendiz no banco de dados do Sistema de Intermediação para o Trabalho (SineBahia).