Com a proximidade do desfile cívico do 2 de Julho, as fanfarras das escolas públicas da rede estadual de ensino da Bahia, em Salvador e região metropolitana, aceleram o ritmo de ensaio e ajustam os detalhes finais para a apresentação. Na próxima quarta-feira (2), o desfile que marca a comemoração dos 191 anos da Independência da Bahia, em Salvador, terá a participação de aproximadamente 1.600 estudantes de 20 colégios.

Uma das fanfarras que desfilam este ano é a do Colégio Estadual Reitor Miguel Calmon, localizado em Simões Filho. Para se preparar, os 80 estudantes que compõem o grupo realizam ensaios quase diários. “Estamos nos preparando como se fôssemos participar de um campeonato. Este é um momento importante para a nossa escola, pois estamos retornando ao desfile depois de nove anos”, conta o regente da fanfarra, Elsimar Santana, que antes de coordenar o grupo foi aluno da unidade.

Expectativa

Além do desfile, em Salvador, a Fanfarra Reitor Miguel Calmon participa da recepção ao fogo simbólico da Independência da Bahia, que passa por Simões Filho. “Essa experiência é uma maneira de levar o civismo e a história aos estudantes de maneira diferente. A gente sai um pouco dos livros e vivencia a história com o desfile”, explica o professor.

Orgulhosa da sua participação na fanfarra e ansiosa para o desfile, a estudante do 1º ano do ensino médio do Colégio Estadual Reitor Miguel Calmon, Amanda Lorrane Rodrigues de Oliveira, 16 anos, relata sua expectativa. “Eu estou muito ansiosa. É uma alegria enorme representar o meu colégio. É a primeira vez que vou tocar o quintom em um evento tão importante. Fico muito orgulhosa porque sou a única mulher em Simões Filho que toca esse instrumento”.

Segundo o coordenador de Educação Integral da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Analdino Filho, a fanfarra desempenha papel que vai além dos desfiles cívicos e campeonatos. “A gente entende a fanfarra como um ambiente de aprendizagem e de incentivo ao protagonismo juvenil. É uma oportunidade de trabalhar a disciplina dos estudantes, a educação artística, cultural, política e cívica”.

Colégios que vão participar

Manhã

– Colégio Estadual Duque de Caxias
– Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães
– Colégio Estadual João Caribé
– Colégio Estadual de Aplicação Anísio Teixeira
– Colégio Estadual Márcia Méccia
– Colégio Estadual Ana Bernardes
– Colégio Estadual Carneiro Ribeiro Filho
– Colégio Estadual Praia Grande

Tarde

– Colégio Estadual Manoel Novaes
– Escola Estadual Severino Vieira
– Colégio Estadual Luiz Tarquínio
– Colégio Estadual Kleber Pacheco
– Colégio Estadual Ypiranga
– Colégio Estadual Rômulo Almeida
– Colégio Estadual Raphael Serravalle
– Colégio Estadual Polivalente San Diego
– Colégio Estadual Reitor Miguel Calmon
– Colégio Estadual Américo Simas
– Colégio Estadual Bartolomeu de Gusmão
– Colégio Estadual Professor Edilson Freire