A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), apreendeu cerca de 1.500 quilos de produtos de origem vegetal irregulares, na noite de quarta-feira (4), no Posto de Fiscalização do Rosário, localizado no KM 0 da BR-020, divisa da Bahia com o estado de Goiás. A equipe da agência constatou que a carga estava sem os documentos sanitários obrigatórios para o trânsito dos produtos, como a Permissão de Trânsito de Vegetais (PTV) embasada no Certificado Fitossanitário de Origem.

Foram apreendidos 924 quilos de tangerina e 550 quilos de banana por estarem chegando ao estado sem o documento exigido por lei, o qual comprova a origem. Vegetais como a banana e os citros são hospedeiros de pragas quarentenárias regulamentadas. Os produtos oriundos de Brasília iriam abastecer o mercado no município de Luís Eduardo Magalhães.

Segundo o coordenador regional da Adab de Santa Maria da Vitória, José Gregório Neto, a conferência dos documentos sanitários são frequentes e rotineiras no posto, no sentido de evitar a introdução de pragas no território baiano, além de coibir ausências, fraudes, falsificações e adulterações na documentação.

Os condutores dos veículos foram multados e as cargas descartadas no aterro sanitário de Rosário, distrito de Correntina, localizado a 500 quilômetros de Brasília e a 980 de Salvador.