Os quatro primeiros jogos da Copa do Mundo FIFA realizados em Salvador foram marcados pela tranquilidade. A avaliação é das autoridades estaduais e municipais que participaram de conferência com a imprensa logo após a partida entre Bósnia-Herzegovina e Irã, na Arena Fonte Nova, nesta quarta-feira (25).

O balanço apresentado no Centro Aberto de Mídia da Bahia (CAM-BA) voltou a destacar a eficiência na organização, mobilidade urbana e segurança pública. A Bahia sediará mais dois jogos do Mundial 2014, um das oitavas-de-final, no próximo dia 1º de julho, e outro das quartas-de-final, no dia 5.

O esquema de segurança para o jogo desta quarta-feira, que teve público de 48.011 torcedores, envolveu 1800 policiais militares e transcorreu dentro da normalidade, sem registros de ocorrências graves. Pouco antes do jogo 40 ingressos foram apreendidos com pessoas que tentavam vendê-los por valores acima do preço estipulado pela FIFA, sendo 32 com dois nigerianos e oito com três brasileiros.

No total, a Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon) já apreendeu 128 entradas oficiais no entorno do estádio durante as quatro partidas realizadas na capital baiana.

Média de 50 mil pessoas por jogo

“A avaliação desses quatro jogos é muito positiva, com um grande público e média de 50 mil pessoas/jogo, a Arena Fonte Nova se consolidando com espetáculos de muitos gols, o que é favorável o programa Gol Verde, e principalmente com toda a operação sendo aprimorada a ponto de, no quarto jogo, já estarmos mais próximos daquilo que desejamos. Estamos chegando ao ponto ideal e os turistas e torcedores estão satisfeitos”, avaliou o secretário estadual para a Copa, Ney Campello.

Gol Verde

Mantendo a alta média de 5,25 gols/jogo nos confrontos realizados na Arena Fonte Nova, o placar de 3×1 a favor da Bósnia-Herzegovina rendeu mais 4.444 mudas de Mata Atlântica a serem plantadas por meio do programa estadual Gol Verde.

Até agora, os 21 gols marcados no estádio baiano foram convertidos em 24.444 mudas – contabilizando inclusive um gol ocorrido no jogo Suíça x França marcado após o apito final. A meta do programa implementado pelo Governo do Estado é plantar, para cada gol ocorrido em Salvador, 1.111 plantas, área equivalente à de um campo oficial de futebol.

Pontos de exibição

Durante o balanço o secretário Ney Campello destacou ainda os números dos locais de exibição pública dos jogos do Brasil. Na última segunda-feira (23), cerca de sete mil pessoas acompanharam a goleada brasileira sobre Camarões nos bairros Imbuí, e outras duas mil pessoas em Plataforma, no Subúrbio Ferroviário.

O acumulado nos três primeiros jogos da seleção é de 40 mil espectadores nos pontos de exibição, que contam com telões e atrações musicais.

Além do secretário da Secopa também participaram da entrevista o secretário do Escritório Municipal para Copa, Isaac Edington, e o superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller.

Organizado pelo Governo da Bahia em parceria com a Prefeitura de Salvador, o CAM-BA funciona nas instalações do Centro de Cultura da Câmara Municipal, na Praça Thomé de Souza, entre o prédio da Prefeitura Municipal e o Elevador Lacerda, no Centro Histórico de Salvador.