Um representante da rádio holandesa EenVandaagveld visitou a Base Comunitária de Segurança do Calabar. O profissional de comunicação Harm van Atteveld veio ao Brasil em virtude da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 e aproveitou para conhecer projetos sociais desenvolvidos em Salvador. Ao visitar unidade, na terça-feira (10), o holandês pôde conhecer alguns dos projetos desenvolvidos pelos policiais militares, a exemplo das aulas de judô para crianças e adolescentes da comunidade.

Segundo a intérprete, Christine Eida Madure, o jornalista achou o projeto interessante e inovador, e comparou ao trabalho da Polícia da Holanda, onde os profissionais não usam armas, mas não desenvolvem ação igual a esta. Harm van Atteveld aproveitou a passagem por Salvador também para visitar as comunidades dos bairros da Liberdade e do Pelourinho, e conhecer um pouco mais da cultura dessas localidades.

A instalação das bases comunitárias de segurança é uma das ações do Pacto Pela Vida, programa estadual que tem como objetivo reduzir os índices de violência contra a pessoa e o patrimônio. Ao todo, 13 unidades foram instaladas, na Bahia, e apresentaram redução, em média, de 50% no número das ocorrências nas localidades onde estão instaladas.