De acordo com último balanço feito na manhã desta sexta-feira (27), durante a primeira fase da Copa do Mundo, o Centro Aberto de Mídia da Bahia (CAM-BA), cadastrou 741 jornalistas brasileiros e de diversas nacionalidades que vieram a Salvador cobrir o campeonato. Já passaram pelo CAM profissionais da Holanda, Espanha, Suíça, Egito e Venezuela, além de jornalistas de agências de notícias como a britânica Reuters e a americana Associated Press.

Essa demanda superou a expectativa inicial que era de cadastrar em torno de 500 jornalistas. Apesar disso, o CAM vem atendendo a demanda com a divulgação diária de informações sobre a Copa na Bahia, postadas no site Copa Bahia, disparadas através do mailing construído a partir do credenciamento e também passadas pessoalmente pela equipe de jornalistas aos profissionais que procuram o CAM. O Centro tem capacidade para atender até 100 jornalistas por dia, trabalhando simultaneamente com computadores conectados à internet, auditório, televisores e wi-fi, num ambiente totalmente climatizado com uma vista deslumbrante para a Baía de Todos os Santos.

Durante os primeiros 16 dias de funcionamento do CAM foram realizadas nove conferências de imprensa com representantes do governo do Estado e da Prefeitura, o lançamento da cartilha “Copa Sem racismo”, além de cinco press tour para os principais pontos turísticos de Salvador, bem como do interior do estado (Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália), com a participação de jornalistas brasileiros e estrangeiros.

Resultado de uma parceria do Governo do Estado da Bahia e Prefeitura de Salvador, com o apoio da Câmara Municipal, o Centro Aberto de Mídia da Bahia continua cadastrando profissionais da imprensa até o final da Copa. O CAM funciona no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador, situado na Praça Thomé de Souza, s/nº, Centro Histórico, entre o prédio da Prefeitura Municipal e o Elevador Lacerda, sempre das 9h às 18h. Porém, nos dias de jogos na Arena Fonte Nova ou da Seleção Brasileira, o CAM fica aberto até duas horas após o horário do encerramento do jogo.