Escolhida pelas seleções da Alemanha, Suíça e Croácia para hospedar suas delegações, a Bahia se preparou com grandes estruturas e empreendimentos para receber bem os atletas que vão disputar a Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014.

Importante polo de atração de turistas pelas belezas naturais, a Costa do Descobrimento, no extremo sul do estado, chamou a atenção dos estrangeiros. Com chegada prevista para o início deste mês, as seleções da Alemanha e da Suíça escolheram as cidades de Santa Cruz Cabrália e Porto Seguro, respectivamente, para abrigar os Centros de Treinamento de Seleções (CTS) e receber jogadores, familiares e amigos, comissão técnica, dirigentes de futebol e imprensa internacional.

Com o início do Mundial de Futebol, chegarão ao sul da Bahia para acompanhar as seleções mais de 1.500 pessoas que ficarão em cerca de 15 hotéis da região. O trade turístico se preparou para receber os estrangeiros e, além das seleções, os profissionais da imprensa também receberão tratamento especial em área reservada só para eles. Cada país terá o seu centro de mídia próprio – a Alemanha, em Santa Cruz Cabrália, num espaço com capacidade para atender 250 jornalistas, e a Suíça, em um resort de Porto Seguro, com estrutura que mobilizou 45 leitos, entre acomodações e escritórios, além de uma área de frente para o mar, onde serão feitas as transmissões ao vivo.

Com a estrutura dos CTS, a Bahia está entre os nove estados do país que irão abrigar as seleções e o único do Nordeste que possui centro de treinamento e sediará jogos. Em Porto Seguro, o estádio foi reformado com investimento de R$ 4,2 milhões dos governos estadual e federal para sediar os treinos da Suíça.

Campo Bahia

Prevista para chegada no dia 8 deste mês, a seleção alemã ficará hospedada no vilarejo de Santo André, na cidade de Santa Cruz Cabrália. Os jogadores e comissão técnica ficarão no chamado Campo Bahia, empreendimento criado especialmente para recebê-los. Para o alojamento, foi criada uma espécie de condomínio residencial, onde ficarão atletas e comissão técnica durante a permanência no Brasil, que dispõe de setor de apoio e serviços como restaurante exclusivo e comodidades para os estrangeiros.

Para os treinamentos, o Campo Bahia fundou um espaço que vai abrigar, além do campo, uma área específica para treinamento do goleiro, vestiários, escritórios para comissão técnica, sala de massagem, ‘lounge’ de lazer para os jogadores, academia e um cômodo específico para o tratamento com gelo para os atletas. Uma pequena arquibancada ao lado do campo deve receber e imprensa e torcedores que forem conferir os treinos.

Com dimensão de 140m x 75m, o gramado onde irão treinar os alemães recebeu tratamento especial e avaliação internacional. O engenheiro e responsável técnico pelo campo, Mário Jorge de Assis, explica que o campo envolve alta tecnologia e foi aprovado pela federação alemã de futebol. “A criação desse espaço foi estudada desde a escolha do tipo da grama, até o método automatizado de irrigação. A grama está sobre um colchão de areia, o que dá ao gramado um sistema de drenagem considerado pelos profissionais como ideal”.

Porto Seguro

Em preparação desde dezembro do ano passado, o estádio de Porto Seguro vai receber os treinos da seleção suíça e para isso recebeu R$ 4,2 milhões em investimentos dos governos estadual e federal. Com arquibancadas reformadas, iluminação mais moderna e novos vestiários, o espaço tem capacidade para receber mil pessoas, mas para a Copa ganhou uma estrutura que aumenta a altura dos muros a fim de impedir que os treinos sejam vistos. O gramado foi refeito por completo, com a retirada da antiga grama e reforma do sistema de drenagem, que obedece padrões internacionais estabelecidos pela Fifa.

As cerca de 70 pessoas da delegação suíça também ficarão hospedadas na Costa do Descobrimento, em três núcleos isolados do La Torre Resort, em Porto Seguro. Foram montadas estruturas de escritórios para a comissão técnica, para a imprensa internacional que acompanha o time, além de uma área reservada aos familiares e amigos que virão com a seleção. Os auxiliares da delegação já começaram a desembarcar na Bahia, e os jogadores chegam no próximo dia 7.

Os jogadores ficarão isolados na Vila La Torre, espécie de condomínio com pequenas casas de dois quartos, piscina própria e academia montada especialmente para os suíços. A seleção também terá um restaurante exclusivo e um cardápio preparado especialmente para eles, com algumas modificações. O diretor do resort, Luigi Rotunno, conta que os suíços “exigiram toalhas de mesa especiais e pediram que a iluminação e temperatura do restaurante fossem alteradas porque o ambiente foi considerado aconchegante demais”.

Praia do Forte

A seleção da Croácia vai fazer os preparativos para a Copa do Mundo no centro de treinamento de Mata de São João, que começou a ser construído no dia 7 de janeiro deste ano. Entre jogadores, comissão, jornalistas e profissionais, estão reservados cerca de 60 quartos de hotéis na Praia do Forte para a hospedagem dos envolvidos com o Mundial.

O arquiteto responsável pelo projeto do CTS, Firmo de Azevedo, informa que houve preocupação com a preservação do entorno da área e sustentabilidade. “Toda a vegetação que precisou ser retirada foi transplantada na região de Mata de São João. Criamos um lago artificial que capta a água drenada no campo e depois é reutilizada na irrigação dos jardins”.

Na área de 72 mil metros quadrados foi construída uma estrutura que dispõe de campo em padrões internacionais, arquibancada para 400 pessoas, vestiários, banheiros, salas especiais para comissão e técnicos e de tratamento médico para os jogadores. Segundo a secretária de Turismo do município, Rafaella Pondé, “estamos confiantes que esse projeto, que foi pensado não somente para a Copa, possa ser aproveitado para outros eventos esportivos e como um grande espaço de eventos culturais e corporativos”.