As comitivas oficiais e autoridades serão recepcionadas em Salvador com uma operação de segurança e escolta montada especialmente para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. Nesta quarta-feira (4), foi realizado ensaio geral para a recepção dos chefes de Estado e de outras situações de perigo envolvendo o Mundial, no Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães e na Arena Fonte Nova.

A Força Aérea Brasileira, em coordenação com a Infraero e a Polícia Federal, realizou um simulado no aeroporto, com direito a aeronave, tapete vermelho e uma banda de oficiais que tocou, entre outras músicas, o hino nacional brasileiro. É em uma cerimônia como essa que deve ser recebida a chanceler alemã, Angela Merkel, e outras comitivas.

Depois da chegada, os chefes de Estado serão escoltados pela Polícia Federal para as hospedagens e também para o estádio, em dias e horários de jogos. Para o traslado também foi montado um esquema especial com motocicletas, viaturas e carros oficiais, que acompanharão as autoridades que assistirem aos jogos da Copa do Mundo na capital baiana.

Com os profissionais envolvidos na segurança, também foram realizados simulados de situações de perigo, na Arena Fonte Nova, como ações terroristas envolvendo reféns, desativação de artefatos explosivos e localização de ameaças químicas ou nucleares. Entre os envolvidos na segurança da Copa do Mundo, em Salvador, estão representantes da Secretaria de Segurança Pública (SSP), polícias Militar, Civil, Rodoviária e Federal, além de 2.300 militares das Forças Armadas e agentes municipais.