Com a atuação de 13 mil homens e mulheres das forças estaduais e federais envolvidos na segurança dos jogos da Copa e dos locais de festa em Salvador, não foram registradas ocorrências violentas ou de grave ameaça. Esses e outros dados sobre as ações desenvolvidas pelo Estado na Copa 2014 foram divulgados neste sábado (21), durante a conferência de balanço do jogo entre França e Suíça, realizada no Centro Aberto de Mídia (CAM), na Praça Municipal, em Salvador.

A conferência contou com as participações dos secretários estaduais de Segurança Pública (SSP), Maurício Barbosa, e de Assuntos para a Copa (Secopa), Ney Campello, além de representantes da gestão municipal, os secretários de Turismo de Salvador, Guilherme Belintani, e do Escritório da Copa, Isaac Edington.

Na área da segurança pública na Bahia, são 10.800 agentes das forças estaduais e federais que trabalham diretamente na escolta de delegações, na Fan Fest, nas rondas policiais e outras ações de segurança em toda a cidade.

Em abordagens realizadas no entorno da Arena Fonte Nova, 34 pessoas foram flagradas agindo como cambistas e comercializando irregularmente ingressos. Na partida entre França e Suíça, mil policiais atuaram diretamente na segurança pública destinada ao jogo.

Na avaliação do secretário de Segurança Pública do Estado, Maurício Barbosa, a operação durante os jogos realizados na Arena Fonte Nova e também durante as partidas da seleção brasileira tem sido um sucesso. “Em avaliações feitas por internautas e torcedores, a Bahia é o estado que vem sendo melhor avaliado, o que mostra que não só o nosso trabalho, mas a operação como um todo tem sido muito bem sucedida, e esse é o serviço que pretendemos continuar prestando até o final do mundial”.

Gol verde

Com os sete gols marcados durante a partida França 5×2 Suíça, o jogo desta sexta-feira (20) na Arena Fonte Nova, em Salvador, renderá à Bahia o plantio de mais 7.777 mudas de espécies de Mata Atlântica, através da iniciativa Gol Verde. Na ação do Governo do Estado, para cada gol em jogos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 em Salvador será plantada uma área equivalente um campo de futebol em locais como Porto Seguro, Salvador e Região Metropolitana.

Com as duas goleadas anteriores ocorridas na Arena Fonte Nova durante os jogos Holanda 5×1 Espanha e Alemanha 4×0 Portugal, já são 17 campos de futebol em plantas que serão colocadas no estado, num total de 18.887 mudas.

No jogo desta sexta-feira a Arena Fonte Nova voltou a receber 51 mil torcedores e já soma um público de 150 mil pessoas nos três jogos realizados em Salvador na primeira etapa do mundial. Para o acesso dos torcedores ao estádio, as ações planejadas para a mobilidade na cidade durante o jogo foram bem avaliadas pelos gestores. Somente no metrô foram sete mil viagens diretamente ligadas ao jogo.

Para o secretário Ney Campello, o trabalho deve continuar para que o campeonato mundial de 2014 tenha uma repercussão positiva no turismo do estado depois do torneio de futebol. “Estamos nos consolidando como uma das melhores cidades-sede desta Copa do Mundo, com um clima de festa e com muita tranquilidade que reina na nossa cidade, com a expectativa de que os visitantes retornem ao nosso estado”.