Até setembro, o metrô de Salvador pode ser utilizado gratuitamente pela população – de segunda a sexta-feira, das 12 às 16h -, mas durante a Copa do Mundo Fifa Brasil 2014, em dia de jogo na Arena Fonte Nova, o sistema atende ao público que comprou ingresso para a partida. Nesse período, o percurso de ida e volta é feito entre as estações Acesso Norte, próxima ao Shopping Bela Vista, e Campo da Pólvora, onde acontece o desembarque para se chegar ao estádio.

De acordo com a coordenadora do Grupo de Mobilidade da Copa e assessora de Mobilidade da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur), Grace Gomes, quem comprou ingresso para os jogos pode acessar a internet, clicar no item ônibus fretados, registrar a placa do carro e informar quantas pulseiras vai precisar. A retirada da pulseira que dá acesso ao metrô é feita no Shopping Bela Vista, no estande da empresa CCR Bahia, concessionária do equipamento, instalado no piso L2.

“No dia do jogo, se a pessoa não tiver se cadastrado, ainda pode adquirir a pulseira diretamente no estande da CCR, no shopping, portando o ingresso. As pessoas podem deixar o carro no estacionamento do shopping ou ir de táxi e depois de passar pelo estande, acessar a estação pela passarela. O metrô começa a funcionar cinco horas antes do início da partida e permanece atendendo até duas horas após o jogo. Quem se cadastrar e quiser pegar nos dias em que não há jogos, o estande também funciona no horário normal do shopping”.

Passageiros satisfeitos
Na segunda-feira (16), data do último jogo realizado na Arena Fonte Nova pela Copa do Mundo, o empresário Laílson Rezende disse que não acessou o site antecipadamente, mas conseguiu fazer seu cadastro na hora, um pouco antes da partida entre Alemanha e Portugal. “Eu achei um negócio fantástico. Se eu viesse de carro teria ficado até duas horas parado no engarrafamento do Iguatemi até aqui. Fomos até o shopping e em dez minutos chegamos. A limpeza, a educação, as pessoas que conduzem a gente, a recepção, tudo ótimo e funcionando, eu espero que este metrô seja ampliado”.

O engenheiro Ítalo Bernardes preferiu não deixar para a última hora e um dia antes do jogo já havia feito o cadastro para adquirir a pulseira. “O acesso ao shopping foi sem problema algum, foi tudo rápido. É a primeira vez que andamos no metrô e estamos todos felizes e satisfeitos”.