Um ônibus que funciona como Delegacia Móvel da Polícia Civil tem chamado a atenção de quem passa pela região Dique do Tororó, próximo à Arena Fonte Nova, em Salvador. Na manhã desta terça-feira (10), foram realizados os últimos ajustes para que o equipamento atenda ao público plenamente nos dias de jogos da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014. A diretora do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom), delegada Maria Fernanda Porfírio acompanhou a atividade.

O veículo é resultado de convênio entre os governos estadual e federal e ficará à disposição da Polícia Civil após o evento. A Delegacia Móvel estará posicionada na cabeceira do Dique, próximo ao retorno para a Avenida Mário Leal Ferreira, mais conhecida como Bonocô. No local, chamado de Praça de Serviço, também funcionarão postos de saúde, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar.

De acordo com a titular do Depom, todos os itens, entre eles, a internet, foram checados. “Este ônibus tem tecnologia de ponta e tudo o que existe numa delegacia fixa, normal. Todos os comandos, como o do ar condicionado, são digitais”.

Ainda conforme a delegada, os profissionais que irão atuar no ônibus passaram por cursos de capacitação. “Teremos pessoas destinadas para cada finalidade. Desde a atividade de Polícia Judiciária até um possível problema mecânico ou pane no ônibus. Os policiais foram previamente selecionados e receberam treinamento de profissionais vindos de outros estados”.

Ela informou também que a Delegacia Móvel dispõe de gerador 24 horas e capacidade para 13 pessoas. “Inicialmente, nos eventos da Copa, atuarão na parte interna do ônibus oito profissionais – um delegado, um escrivão e seis investigadores de polícia – e na externa, cinco, que cuidarão de toda a logística".