Com ingressos da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014 nas mãos, estudantes do Colégio Estadual Evaristo da Veiga, localizado na Avenida Garibaldi, em Salvador, mal conseguem controlar a ansiedade. Sorteados pela Federação Internacional de Futebol (Fifa) e pelo Ministério da Educação (MEC), os alunos, junto com os acompanhantes, vão assistir à partida entre França e Suíça, no dia 20 próximo, na Arena Fonte Nova.

Na unidade escolar, a entrega dos 24 pares de ingressos – oito para estudantes do ensino médio e 16 para o ensino fundamental – foi iniciada nesta terça-feira (10). Na Bahia, 46 escolas públicas estaduais foram contempladas com 2.300 ingressos.

Entre os estudantes sorteados está Agildo Ramon Bahia Andrade, 22 anos, do 2º ano do ensino médio. “Quando era mais novo, eu queria ser jogador de futebol, e agora estou vivendo um sonho de assistir a um jogo da Copa no estádio e poder ver os melhores jogadores do mundo de perto”.

Para a aluna do 3º ano do ensino médio, Alessandra Santana, 18 anos, a emoção de ganhar o ingresso é tripla. Além de poder assistir à partida, a estudante vai entrar na Arena Fonte Nova, pela primeira vez, e também vai realizar o sonho do irmão, que vai acompanhá-la.

“Estou muito feliz porque vou ver a Copa [o jogo] de perto e conhecer a Fonte Nova. Esse momento é uma realização para mim e meu irmão. Ele é fanático por futebol e queria muito ser sorteado”, contou a estudante ao falar do irmão Mateus,  também aluno da escola.

Outra sorteada, a estudante do 1º ano do ensino médio, Alessandra de Queiroz Cerqueira, 17, irá ao estádio com a mãe, preparada para torcer pela França. “Eu estou muito emocionada. Nunca pensei que pudesse ganhar os ingressos. Esta é uma oportunidade única, e muita gente gostaria de estar no meu lugar”.

Seleção das escolas

A ação faz parte do projeto ‘Escola na Copa’ e beneficiará 901 unidades de ensino públicas e mais de 48 mil estudantes e acompanhantes em todo o país. O projeto fez a seleção das unidades por meio do sorteio da Loteria Federal, realizado no dia 3 de maio, considerando os cinco últimos algarismos do código da instituição de ensino cadastrado no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A seleção dos estudantes também foi realizada por meio da Loteria Federal, baseada nos cinco últimos algarismos da matrícula no Censo Escolar da Educação Básica de 2013.