Os turistas estrangeiros e brasileiros que desejam conhecer um pouco mais sobre a história, a arquitetura colonial e as expressões culturais da Bahia podem acompanhar o ‘Walk Tour Histórico’, orientado por guia bilíngue, que começou a ser oferecido gratuitamente pela Secretaria do Turismo (Setur) nesta terça-feira (17).

Para acompanhar o passeio – que acontece diariamente -, visitantes e baianos interessados em revisitar a história devem se dirigir ao posto do Serviço de Atendimento ao Turista (SAT), do Terreiro de Jesus, pouco antes das 10h. O SAT é o ponto de partida para o roteiro que inclui o Largo do Pelourinho, Igreja de São Francisco, Catedral Praça Sé, Terreiro de Jesus e Elevador Lacerda.

De acordo com o subsecretário estadual do Turismo, Benedito Braga, o serviço gratuito foi criado em decorrência da expressiva presença de turistas, em Salvador, durante a Copa do Mundo Fifa Brasil 2014.

“Os visitantes demonstram grande interesse pelo acervo arquitetônico e paisagístico da capital baiana, que merece destaque pelo excepcional valor cultural e extensão. [São] cerca de três mil edifícios construídos nos séculos 18, 19 e 20”, afirmou o subsecretário.

O Centro Histórico de Salvador, que tem como ícone o Pelourinho, foi reconhecido como Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 1985.