Com a proposta de fazer um receptivo especial para os turistas que chegam à Bahia no período da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014 e das festas juninas, o projeto Guias e Monitores, da Secretaria do Turismo do Estado (Setur), iniciou a operação nesta quinta-feira (12). Ao todo, 180 profissionais habilitados em até 12 idiomas estarão localizados em pontos estratégicos da cidade, como hotéis, rodoviária e aeroporto para dar as boas-vindas aos visitantes e fornecer informações turísticas de qualidade.

O atendimento será prestado sempre das 8 às 0h, exceto no aeroporto, onde a operação é de 24 horas. Os idiomas vão dos mais tradicionais, como inglês, espanhol, italiano, francês e alemão, a línguas mais complexas, a exemplo do mandarim, japonês, croata, holandês, russo, grego e até a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), numa proposta de inclusão dos portadores de necessidades especiais.

Na primeira manhã da operação, o Aeroporto Internacional de Salvador teve movimento intenso e os guias e monitores atenderam turistas de países como Peru, Japão, Chile, Colômbia e Holanda, além de visitantes nacionais, como paulistas e gaúchos.

Entre os brasileiros, o casal Katy Morais e Eden Soares Júnior, de São Luís do Maranhão, chegou a Salvador cheio de expectativas. De férias, os servidores públicos, que receberam orientações dos guias e monitores, estão com a agenda cheia para o período da Copa. Vão viajar pelo país para assistir aos jogos, como os quatro que serão realizados na Bahia.

“Meu marido adora futebol e nos programamos para aproveitar a oportunidade da Copa no Brasil. É a primeira vez dele aqui e não deixaremos de ir ao Pelourinho”, disse Katy. Quem também aproveitou o serviço do projeto Guias e Monitores foi a chinesa Anne Chen, 30 anos.

A empolgação da turista, que recebeu informações sobre localização e transportes, podia ser vista nas unhas pintadas com as cores das bandeiras de países que vão disputar o Mundial. Não faltou a bandeira do Brasil. “Vou ficar dez dias em Salvador, com amigos que moram na cidade, e quero conhecer o Centro Histórico, especialmente suas igrejas”.

Aplicativos

Ao constatar a forte presença dos turistas no aeroporto, o secretário do Turismo, Pedro Galvão, disse que, além da famosa hospitalidade, os visitantes encontrarão o profissionalismo do setor turístico, que tem mão de mão de obra qualificada para Copa do Mundo.

Os guias e monitores estão munidos de smartphones com aplicativos que reúnem informações úteis, como o Guia Bahia, da Setur, e o Guia do Espectador, da Fifa. Estão disponíveis, na palma da mão, dados completos sobre onde ficar, onde comer, serviços e pontos turísticos. “Por meio dos aplicativos, teremos uma avaliação feita pelo turista e uma estatística dos atendimentos realizados”, explicou o subsecretário Benedito Braga.

Call center 

Primeiro call center especializado em informações turísticas do país, o Disque Bahia Turismo, que funciona o ano todo 24 horas, em inglês, espanhol e português, terá o reforço de outros idiomas durante a Copa, como francês, alemão e italiano. A ligação é local e o telefone (71) 3103-3103. Quem preferir pode utilizar o chat hospedado no portal oficial do turismo (www.bahia.com.br).