Pela primeira vez em visita ao Brasil, um grupo de mais de 50 iranianos escolheu o Metrô de Salvador para chegar à Arena Fonte Nova nesta quarta-feira (25). Os turistas vieram para assistir a seleção de seu país jogar contra a Bósnia pela Copa do Mundo Fifa Brasil 2014. Eles embarcaram na Estação do Acesso Norte e seguiram até o Campo da Pólvora num trajeto que durou aproximadamente cinco minutos.

Vestidos com as cores branca, verde e vermelha, da bandeira do Irã, os estrangeiros chamaram a atenção por onde passaram cantando o hino e soltando gritos de guerra da torcida iraniana. O grupo formado por homens, mulheres e crianças chegou ao estádio por volta do meio-dia depois de aprovar o sistema de metrô no acesso ao jogo.

Acompanhado dos amigos Majid e Abbas Rezaci, o iraniano Rasi Ali elogiou a facilidade de acesso ao local do jogo e lamentou a volta ao Irã. “Gostei de vir de metrô. Foi fácil e muito simples chegar até o estádio. Ficaria mais dias na cidade para acompanhar a minha seleção na final da Copa”.

Já Majid, que assistiu também à última partida do Irã contra a Argentina, espera ficar e ver outros jogos. “A cidade está muito organizada e sinalizada para os turistas. Devo ficar para as quartas de final, mas quero ver o Irã jogando contra o Brasil na final da Copa”.

Acessibilidade

Entre turistas brasileiros e estrangeiros, muitos baianos também aproveitaram a oportunidade de assistir a um jogo do Mundial de Futebol para andar de metrô. Usando uma cadeira de rodas, a aposentada Lindaura Pinheiro, 88 anos, ganhou o ingresso de um de seus netos e foi andar de metrô pela primeira vez. “Achei ótimo o metrô. Foi muito fácil chegar aqui e mais simples do que um ônibus para embarcar a cadeira de rodas”.

Com as unhas nas cores verde e amarelo – e uma bandeira da Bahia no colo -, Lindaura foi à Arena Fonte Nova acompanhada pela filha e o neto Agenilson Sodré, taxista. Segundo ele, o atendimento e operação do metrô estão funcionando muito bem. “Viemos de metrô porque achamos que seria mais fácil do que chegar de carro a uma área próxima à Arena Fonte Nova. Aqui formos muito bem recebidos e atendidos. Estamos satisfeitos por ter escolhido o metrô”.

Operação assistida

O Metrô de Salvador registrou 23.906 mil embarques, entre os dias 11 e 23 deste mês, por meio da operação assistida, que continua até 14 de setembro de forma gratuita e capacidade limitada de passageiros. O serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 12 às 16h, com ampliação gradativa dos horários até o início da operação comercial prevista para 15 de setembro próximo.