O segundo jogo da Copa do Mundo 2014 em Salvador, realizado na Arena Fonte Nova, na tarde de segunda-feira (16), colocou em confronto as seleções da Alemanha e Portugal perante público recorde de 51 mil torcedores. Os números sobre o evento foram apresentados durante balanço realizado logo após o jogo, no Centro Aberto de Mídia (CAM), na Praça Municipal. Durante o encontro com a imprensa, os secretários estadual e municipal da Copa, Ney Campello e Isaac Edington, fizeram balanço positivo deste dia de jogo em Salvador.

De acordo com Ney Campello, as operações dentro e fora da Arena Fonte Nova superaram as do primeiro jogo,  na sexta-feira (13), entre Holanda e Espanha. "O trânsito fluiu com mais tranquilidade e o metrô teve maior número de embarques. A segurança também foi garantida principalmente no entorno do estádio, da Fan Fest e dos locais de exibição pública, recebendo elogios dos turistas e visitantes".

Alguns serviços foram aperfeiçoados como a acessibilidade na arena. Para atender aos cadeirantes, os elevadores da Fonte Nova foram reservados apenas para pessoas com dificuldades de locomoção.

Segundo dados fornecidos pelo secretário, não houve manifestações no entorno do estádio durante os dois jogos na capital baiana. "Isso demonstra que a população está envolvida com os jogos que ocorrem Salvador. A maior parte das manifestações foi distante da Arena e de forma pacífica".

Metrô

Para o jogo Alemanha x Portugal foram registrados seis mil embarques, enquanto na partida entre Holanda e Espanha, o metrô recebeu 800 embarques. Para facilitar o acesso ao metrô, o torcedor que não fez ocadastro com antecedência, pode fazer também nos dias dos jogos. O secretário explicou que o interessado deve se dirigir ao Shopping Bela Vista para se cadastrar e retirar a pulseira de acesso ao metrô.

Gol Verde

Com a vitória dos alemães por 4 X 0 contra Portugal, o meio ambiente baiano ganha mais 4.444 mudas. Isso significa que a Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 (Secopa-BA) irá reflorestar uma área equivalente a quatro campos de futebol na Mata Atlântica no estado, por meio do programa Gol Verde.

As seleções de futebol que já jogaram na Arena Fonte Nova estão colaborando com o meio ambiente baiano. As duas partidas, realizadas em Salvador, tiveram goleadas como resultado e, por meio do Programa Gol Verde, muitos gols no estádio significam também golaços para a Mata Atlântica na Bahia. Nos dois primeiros jogos, o programa acumulou uma área equivalente a dez campos de futebol, que será reflorestada.