Não são apenas os turistas que utilizam o metrô de Salvador em dias de jogos na Arena Fonte Nova. A presença de baianos, em especial soteropolitanos que optaram por chegar ao estádio utilizando o mais novo meio de transporte da capital, é evidente durante as partidas da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014 realizadas na arena. Entre eles, centenas de torcedores com camisas dos dois principais times do estado: Bahia e Vitória.

Vestidos à caráter, os rubro-negros, Marcos e Daniel Farias, pai e filho, respectivamente, andaram no metrô pela primeira vez. Marcos, que é engenheiro, elogiou a estrutura das estações e o conforto dos vagões climatizados. “Achei perfeito. As instalações estão boas, no padrão dos metrôs dos outros estados que conheço. Nada que deixe a desejar. Que a gente continue com esse metrô para que eu possa esquecer meu carro. Quero vendê-lo e me locomover na cidade de metrô. Seria ótima para mim esta possibilidade”, disse enquanto percorria o trecho entre as estações Acesso Norte e Campo da Pólvora.

Serviço

Até o dia 14 de setembro, o metrô funciona de forma gratuita. O serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 12h às 16h, com ampliação gradativa dos horários até o início da operação comercial, no dia 15 de setembro. Em dias de jogos da Copa do Mundo na Arena Fonte Nova, a utilização do metrô é reservada a torcedores que vão para os jogos. Quem comprou ingresso, pode acessar a internet, clicar no item ônibus fretados, registrar a placa do carro e informar quantas pulseiras vai precisar. A retirada da pulseira que dá acesso ao metrô é feita no Shopping Bela Vista, no estande da empresa CCR Bahia, concessionária do equipamento, instalado no piso L2.

Exibindo a camisa e a bandeira do Esporte Clube Bahia, o administrador de empresas, Ubiratan Cabral, foi ao estádio acompanhado de cinco amigos, também torcedores do tricolor baiano. Para ele, mesmo na fase experimental, o metrô de Salvador tem gerado impactos positivos na rotina da cidade. “Excelente. Fiquei surpreso e maravilhado com o metrô”.

Sobre os procedimentos seguidos para retirar a pulseira no shopping, Cabral também não poupou elogios. “Fui muito bem atendido. Nenhuma reclamação. Está tudo ótimo. Parabéns pelo sistema”, garantiu.

Movimento do comércio

Não é somente quem vai à Fonte Nova que está satisfeito com o metrô e a Copa. Os responsáveis pelos estabelecimentos que funcionam no shopping localizado ao lado da Estação Acesso Norte, por exemplo, também estão impressionados com o aumento das vendas. A gerente de uma rede de restaurantes, Maria Pires, afirmou que a movimentação de clientes está acima da expectativa. “As vendas estão bem melhores se compararmos ao ano passado. É período de São João e muita gente também saiu da cidade. Por isso, hoje, esperávamos que o movimento [de clientes] seria somente após o término do jogo. Tem sido assim desde o início da Copa. Mas agora, antes do jogo, já está cheio aqui”.