Os baianos e turistas que precisam se deslocar entre o Aeroporto Internacional de Salvador e o entorno da Arena Fonte Nova, no período da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014, têm alternativas que permitem fazer o trajeto com maior rapidez. Por meio do Programa Mobilidade Salvador, o trânsito ganhou fluidez e o transporte público um novo modal com o início da operação do metrô e obras como a pista marginal da Avenida Luís Viana Filho (Paralela), a alça que liga a Avenida Luís Eduardo Magalhães (LEM) à BR-324, além da Via Expressa Baía-de-Todos os Santos e o Complexo Viário 2 de Julho.

Em dias de jogos, é possível chegar ao estádio de carro ou de táxi a partir do aeroporto, seguindo pelo Complexo Viário 2 de Julho, Via Marginal da Avenida Paralela até a Avenida Luís Eduardo Magalhães. Em seguida, o motorista pode acessar a Via Expressa utilizando a Alça LEM/BR, percorrendo a Avenida Heitor Dias e as ruas Cônego Pereira, dos Bandeirantes, Barros Falcão e Pitangueiras para chegar à Ladeira dos Galés e seguir a pé até a Fonte Nova.

A alternativa é ir de carro até a Alça LEM/BR e, a partir da Estação Acesso Norte, seguir de metrô até a Estação Campo da Pólvora e fazer a pé o trecho até a arena. Nas datas em que ocorrem partidas da Copa, o sistema opera em esquema especial para atender os torcedores com ingresso. Para utilizar o serviço, basta retirar a pulseira de acesso apresentando o bilhete no estande da concessionária CCR Bahia, instalado no piso L2 do Shopping Bela Vista, e se dirigir à passarela que liga o centro de compras à Estação Acesso Norte.

A operação assistida do metrô segue nos demais dias. O serviço está disponível para toda a população no trecho Lapa-Acesso Norte de segunda a sexta-feira, das 12 às 16h, com ampliação gradativa dos horários até o início da operação comercial prevista para 15 de setembro próximo.

O diretor de Obras Estruturantes e Mobilidade Urbana da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), Sérgio Silva, explica que as intervenções já refletem na mobilidade de antigos ‘gargalos’ da cidade. “Com a abertura das vias marginais da Paralela, do Viaduto de Narandiba e a alça de ligação com a Avenida Luís Eduardo Magalhães, foram criadas alternativas de deslocamento na cidade, retirando concorrência de veículos da Paralela, por exemplo, em deslocamentos como Paralela-Cabula, Orla-Centro via Avenida Jorge Amado e ruas internas do Imbuí, ou chegar à Cidade Baixa, Centro Histórico e Fonte Nova, sem precisar passar pela região do Iguatemi”.

Investimento de R$ 8,5 bilhões

O Governo da Bahia está investindo R$ 8,5 bilhões em mobilidade incluindo obras entregues e em andamento. Entre as obras já entregues estão o primeiro trecho do metrô, as vias marginais da Avenida Paralela, o Viaduto de Narandiba, a primeira etapa de duplicação da Avenida Pinto de Aguiar e a alça que liga a Avenida Luís Eduardo Magalhães à BR-324. Como parte do projeto Mobilidade Salvador, estão em andamento as obras dos viadutos do Imbuí, a Estrada do Curralinho, a conclusão da Pinto de Aguiar e os dois corredores transversais de tráfego, que ligam a orla atlântica ao Subúrbio Ferroviário.

Para o taxista José Claúdio Costa, que faz o trajeto entre a região do aeroporto e o centro da cidade diariamente, as obras facilitam o tráfego durante a Copa e vão continuar melhorando a mobilidade na capital baiana após o evento. “O Viaduto de Narandiba já surtiu efeito e a tendência é melhorar ainda mais quando os outros viadutos forem entregues”.

O Complexo do Imbuí, a Estrada do Curralinho e as obras de duplicação da Pinto de Aguiar serão concluídas no segundo semestre deste ano. Antes do lançamento do projeto Mobilidade Salvador, o Governo do Estado entregou a Via Expressa (em 2013) e o Complexo Viário Dois Julho (em 2008), pistas usadas para quem se desloca do aeroporto até a Arena Fonte Nova.

rota do aeroporto até a fonte nova