Uma prova inequívoca de que também é possível se divertir fora das arenas durante os jogos da Copa do Mundo Brasil Fifa 2014 são as exibições públicas promovidas pelo Governo do Estado em bairros de Salvador e em cidades da região metropolitana e do interior. Em Plataforma, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, pessoas de todas as idades se reuniram nesta terça-feira (17), na Praça do Brás, e acompanharam cada lance do jogo entre Brasil e México, que terminou empatado, em um telão de LED com 12 metros quadrados.

A estimativa da Polícia Militar é que entre de 1,5 mil a duas mil pessoas usufruíram da estrutura que, além do telão, disponibilizou banheiros químicos e duas ambulâncias (uma de suporte básico e outra avançado) com cinco profissionais, entre eles, médicos e enfermeiros.

A aposentada Teresinha de Jesus Oliveira, moradora de Rio Sena, compareceu à praça acompanhada de filhos, nora e netos. “Está tudo lindo, maravilhoso. Antes e após a partida, a animação ficou por conta de forrozeiros como Kininho de Valente, que se apresentou das 14h30 até poucos minutos antes do jogo, e o grupo Torres da Lapa, que colocou as pessoas para dançar logo depois do término da partida.

De acordo com o ator e dançarino Edvaldo Araújo, 19, morador de Plataforma, a iniciativa de exibir jogos durante a Copa do Mundo em praça pública é inédita no bairro. “Nota 10. É uma possibilidade de torcer pelo nosso time junto com muitas pessoas e também de nos conhecermos. Isso é fantástico. Está perfeito. Bastante segurança e sem confusões”.

Em relação às pessoas que optaram por ver o jogo em casa, o jovem foi enfático – "estão perdendo muito, porque [o evento] está muito legal, divertido. Está mesmo incrível”.

Segurança

Aproximadamente 40 policiais militares, sob o comando do major Edson Lima, trabalharam para garantir a segurança da festa. De acordo com dados do capitão Gilbervan Souza de Menezes, parte dos PMs atuou de forma ostensiva (fardados) e outra, pelo núcleo de inteligência da corporação (à paisana). O militar também informou que, apesar da concentração expressiva de pessoas, “historicamente os eventos em Plataforma, a exemplo dos últimos seis carnavais no bairro, não são registradas ocorrências relevantes”.

Comércio informal

Outro ponto que chamou a atenção e agradou os torcedores foi o fato de que os ambulantes não ficaram transitando entre o público durante a exibição e, consequentemente, comprometendo a visão do jogo. “Nunca vi um evento aberto ao público tão organizado assim”, disse o mototaxista Maxwesley Nascimento.

Dezenas de barracas comercializaram bebidas e aperitivos antes, durante e após a partida. Entre elas, o Hot Dog da Tia. “Foi a melhor coisa pra gente. Uma maravilha. No outro jogo do Brasil [quinta-feira, 12], eu vendi super bem. A gente faz um dinheiro e ainda curte o forró. O som está de qualidade”, afirmou aos risos a ambulante Marilene Alves.

Programa

O Programa de Exibição Pública é executado pelas secretarias estaduais do Turismo (Setur) e para Assuntos da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014 (Secopa-BA). Trinta municípios de todas as regiões do estado foram selecionados. Cada um receberá R$ 30 mil reais, em forma de patrocínio, para os projetos apresentados às secretarias envolvidas.

A expectativa é que mais de um milhão de pessoas, sobretudo baianos, assistam aos jogos nos locais de exibições. Em Salvador, além de Plataforma, também foi montada estrutura com um telão no bairro do Imbuí.

A recomendação do Governo do Estado é que os municípios utilizem o recurso para a contratação de painel de LED (telão) de alta definição e exibam os jogos da seleção brasileira e a final da Copa.

Entre as cidades contempladas estão Lençóis (Chapada Diamantina), Gandú (sul), Anagé, Caetité, Ubaíra e Paramirim (centro sul), Valença e Cairú (baixo sul), Cachoeira (Recôncavo), Campo Formoso e Ruy Barbosa (centro norte), além de Lauro de Freitas e Simões Filho (RMS).