Alegria, animação e uma dose extra de disposição para enfrentar o sol que prevaleceu em Salvador nesta segunda-feira (16). Foi desta forma que os torcedores chegaram à Arena Fonte Nova para assistir à partida entre Alemanha e Portugal – um dos principais jogos da primeira fase da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014.

Independente da forma que o torcedor optou para chegar à arena – táxi, ônibus, metrô ou a pé –, as opiniões acerca do esquema de segurança foram unânimes. “Até agora não vi nenhuma confusão. No outro jogo [sexta-feira, 13 de junho], precisei tomar informações e eles [os policiais] foram muito educados, receptivos”, afirmou o empresário baiano, Lailson Rezende, após desembarcar na estação de metrô do Campo da Pólvora.

Nas ruas que dão acesso ao Dique do Tororó e no entorno da Arena Fonte Nova foram instalados postos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Um ônibus da Polícia Civil, equipado com computadores, entre outros aparelhos de alta tecnologia, funciona como delegacia móvel e está à disposição de baianos e turistas ao lado do estádio. O estudante Ruben Simões também foi assistir ao segundo jogo da Copa na Arena Fonte Nova. Para ele, “está tudo tranquilo, bem sinalizado, policiamento bem distribuído. Estou achando bem seguro aqui”.

Por meio da PM Bilíngue, os turistas estrangeiros podem receber informações em idiomas como inglês, francês e espanhol. O coordenador do serviço na área externa da arena, capitão Agassis Sampaio, explicou que grupos de policiais militares que falam outras línguas são designados para onde há grande concentração de turistas de outros países. “Atuamos nos pontos onde eles mais frequentam durante a Copa do Mundo, como nas Fan Fest e no Pelourinho, bem como na parte interna da arena, durante os jogos”.

O efetivo estadual envolvido na segurança da Copa na Bahia é de 10,3 mil policiais. Com as forças municipais e federais, esse número chega a 13,2 mil.