O crédito produtivo e orientado, com taxa de juros mais baixa do mercado, vai beneficiar, a partir da próxima semana, os empreendedores de micro e pequenos negócios dos municípios de Candeal, no Território de Identidade do Sisal, no nordeste baiano, e Ituberá, no Território de Identidade do Baixo Sul, por meio do Programa de Microcrédito da Bahia (CrediBahia).

Em Candeal, a inauguração do posto será nesta segunda-feira (30), às 15h30, no auditório municipal, na Rua André Negreiros, 103. Em Ituberá, na quinta (3), às 18h, na Rua Dr. Renato Braga, em frente à rodoviária. O CrediBahia é executado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) em parceria com a Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas e Empresas (Sebrae) e as prefeituras locais.

Antes da inauguração de cada posto acontece uma audiência pública com a participação de representantes da Setre, que apresentam o programa à população local. Em Candeal, será às 14h30, no mesmo local da inauguração, e em Ituberá, às 17h, na Câmara dos Vereadores.

Operacionalidade

Parte integrante do Vida Melhor, o CrediBahia oferece crédito de até R$ 10 mil, com taxa de juros de 0,41% ao mês. De abril de 2002 até maio deste ano, o programa liberou mais de R$ 231,3 milhões, por meio de 126.223 mil contratos. Atualmente, está com 181 postos em funcionamento em 179 municípios, beneficiando os 27 territórios de identidade do estado.

O dinheiro é disponibilizado para o empreendedor diretamente pela rede bancária, via ordem de pagamento sem taxa de abertura de crédito, o que reduz os custos. O valor do empréstimo vai aumentando a cada solicitação, revelando o crescimento do negócio e impactando a economia local. Com o crédito em mãos, o empreendedor fortalece  o negócio, comprando máquinas e equipamentos, aquisição de estoque ou garantindo necessidades temporárias de caixa.

Modalidades de crédito

Na primeira operação, que começa com R$ 200 e vai até R$ 1.500, o empreendedor pode dividir o pagamento em até 12 meses para investimento fixo, e em seis meses, para capital de giro. Nos demais empréstimos, o fixo pode ser parcelado em até 24 meses e o capital de giro em até 12 meses.

Entre as modalidades de garantia do crédito, o CrediBahia oferece o aval individual e o aval ou grupo solidário. O beneficiado pelo programa precisa ter o empreendimento em funcionamento – pelo menos por seis meses – e residir no município pelo menos há um ano.