Com inscrições abertas, o edital Salões de Artes Visuais da Bahia 2014 – promovido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), vinculada à Secretaria de Cultura (Secult) –, abre canal para recebimento de indicações de componentes para suas comissões. Até o dia 29 próximo, cidadãos interessados podem contribuir para a formatação desses grupos que vão avaliar, selecionar e premiar as obras inscritas.

O objetivo é estimular a participação da sociedade, promovendo maior transparência nos processos seletivos e de premiação dos trabalhos apresentados. As indicações podem ser feitas por meio do site da Funceb, com preenchimento de formulário, recomendando nomes de profissionais de reconhecida atuação na área artística e cultural na Bahia e em outros estados. A Comissão de Seleção, composta por cinco integrantes, será responsável por selecionar as obras que irão compor cada um dos Salões previstos para as cidades de Camaçari e Paulo Afonso. Já as duas Comissões de Premiação, com três integrantes cada, indicarão em cada Salão os três artistas que receberão prêmios de R$ 7 mil, além das menções especiais.

Todas as comissões terão um profissional renomado de fora do estado da Bahia, possibilitando um olhar externo em relação à produção baiana, ampliando os critérios de análise para além de fatores regionais e ainda contribuindo para divulgar as Artes Visuais da Bahia junto a curadores e críticos de arte brasileiros. Desta forma, as indicações podem também inserir nomes, que atuam em outras regiões do país. Além disso, as Comissões de Premiação incluem, pelo menos, um representante do território de identidade ao qual pertence a cidade-sede da exposição. Em cumprimento ao disposto na Lei Estadual 9433/2005, os integrantes das comissão de Seleção e de Premiação e seus parentes de até 2º grau não podem participar ou propor projetos para este edital.

Valorização da produção artística

O edital visa apresentar ao público a diversidade da atual produção baiana em artes visuais, divulgar e valorizar o trabalho dos artistas, e estimular a reflexão sobre temas atuais da área. Por meio do projeto, com inscrições abertas até 18 de julho, serão selecionadas as obras que vão compor as duas exposições desta edição – uma em Paulo Afonso, no norte da Bahia (no Centro de Cultura Raso do Catarina), e outra em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (na Cidade do Saber).

As propostas em várias modalidades e temática livre serão avaliadas quanto à qualidade artística e ao currículo do proponente. O número de selecionados dependerá das características físicas das obras e dos espaços expositivos, podendo chegar a 25 por mostra. No total, até 50 obras poderão ser selecionadas para compor as exposições, que têm visitação gratuita.