A Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), ao fechar as contas, se consolidou como o principal financiador do agronegócio do Oeste baiano. Com uma estratégia agressiva de marketing durante a Bahia Farm Show, a Agência de Fomento praticamente duplicou sua participação – recebeu propostas de financiamento no valor de R$ 278 milhões, contra R$ 144 milhões de 2013. A Agência de Fomento tornou-se praticamente o banco oficial da maior feira de tecnologia agrícola do Nordeste, respondendo por um em cada três dos negócios fechados. “Ultrapassamos a nossa meta, que era de R$ 200 milhões” disse o economista Vitor Lopes, presidente da Desenbahia.

Vitor Lopes chamou atenção para um aspecto importante: “Do total de financiamentos da Desenbahia, o setor de máquinas e equipamentos nacionais teve uma participação de 80%, ou seja, R$ 224 milhões, o que significa valorização do parque industrial do país e a manutenção de empregos”. Em 2013, a Desenbahia recebeu R$ 62 milhões em propostas de financiamentos para máquinas e equipamentos, incluindo os importados.

Em 2014, a Desenbahia completou dez anos de participação na Bahia Farm Show, feira que este ano obteve um crescimento de 25% nos negócios, chegando a movimentar R$ 840 milhões. Segundo Marko Svec, Gerente Comercial, o resultado se deve à estratégia focada, envolvendo condições de financiamento diferenciadas; atendimento personalizado prévio, durante e pós feira; atuação local de dez gerentes; marketing intenso; além da presença dos diretores da Desenbahia.