A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) está preparada para as ações durante a Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014, que trará milhares de turistas à capital baiana neste mês e em julho. A empresa adotou uma série de medidas estratégicas para garantir que tudo corra bem enquanto a bola rola em campo. O conjunto de ações segue os moldes da Operação Carnaval, realizada anualmente para atender ao aumento do número de pessoas em Salvador na ocasião da festa.

As medidas incluem manutenção preventiva e aquisição de novos equipamentos para garantir o bom funcionamento das redes de água e esgoto, a exemplo de bombas e geradores. Equipes da empresa também realizaram, na região da Arena Fonte Nova, serviço preventivo de inspeção, limpeza e lavagem de rede de esgotamento sanitário, para minimizar riscos de obstruções, por exemplo. Outras manutenções de caráter preventivo, como substituição de hidrômetros e de tampas de ferro, foram operacionalizadas no entorno do estádio e em bairros adjacentes como Nazaré e Dique do Tororó, além da Barra.

Também serão montadas, durante o Mundial de Futebol, equipes específicas para monitorar o funcionamento das redes de água e esgoto, envolvendo o trabalho de cerca de 200 colaboradores, que vão se revezar em regime de plantão. Equipamentos para o atendimento de emergências, a exemplo de carros-pipa e caminhões para limpeza e desobstrução de redes de esgoto, também serão disponibilizados.

Abastecimento reforçado

O diretor de Operação e Expansão da Embasa para Salvador e Região Metropolitana, Carlos Ramirez, destaca as últimas melhorias feitas pela empresa no sistema de abastecimento da capital. “A ampliação das estruturas de produção e distribuição de água, em Salvador, vem atender ao aumento da demanda por água tratada resultante da expansão imobiliária dos últimos anos e também são um reforço significativo para a realização do campeonato mundial”.

Entre as intervenções, ele destaca a ampliação da estação de tratamento principal e a duplicação de trechos das adutoras de água bruta e água tratada do Sistema Integrado de Abastecimento de Água de Salvador, que entraram em operação no início deste ano. Os três empreendimentos representaram investimentos da ordem dos R$ 75 milhões, provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC Saneamento) e da própria Embasa.