As salas e pátios do Colégio Estadual Manoel Devoto, no Rio Vermelho, em Salvador, foram transformadas em espaços de exposição sobre os países que participam da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014. Como parte do Projeto Multidisciplinar de Investigação e Arte, os cerca de 1.500 alunos foram envolvidos nas atividades, que incluem desfile de trajes típicos e bandeiras, além de apresentações, que acontecem até esta quarta-feira (11).

Este ano, o tema escolhido para o projeto foi ‘Copa do Mundo 2014 – Implicações e Seus Impactos Sociais’ e envolveu tarefas de todas as disciplinas da grade curricular como história, geografia, educação física, inglês, biologia, química, sociologia, filosofia e redação. Para as apresentações, cada turma ficou responsável por um dos países da Copa e teriam que expor diferentes aspectos como curiosidades, culinária, pontos turísticos, dados econômicos, de cada território.

Para a professora de português e coordenadora do projeto, Sônia Freire, o objetivo do trabalho é possibilitar que os estudantes reflitam sobre a realidade de outros países e a realização de um mundial no Brasil, com ganhos e perdas. “Os meninos têm a oportunidade de adquirir uma visão mais crítica da própria Copa e da realidade onde estão inseridos”.

Os alunos dos três turnos tiveram cerca de um mês para coletar os dados, organizar as apresentações, ensaiar as coreografias e decorar uma sala com o tema dos países. Aluno do terceiro ano matutino, Roger de Jesus apresentou informações sobre os Estados Unidos e aprovou a iniciativa. “Além de aprendermos de uma forma diferente, o trabalho aproximou mais os colegas, trouxe alguns outros que estavam dispersos para o grupo, e, apesar das desavenças que às vezes ocorriam, uniu muito mais a sala”.

Experiências

A professora de português também considera que o projeto multidisciplinar possibilita outras experiências e possibilidades de aprendizado. “Ao trabalhar em grupo, os adolescentes têm a oportunidade de aprender a lidar com o outro, a respeitar as diferenças, a dividir, além de aproximar os alunos da escola e os deixar mais motivados”.

As apresentações serão acompanhadas de perto pela equipe de imprensa do colégio, que irá confeccionar jornais contando tudo sobre a cobertura do evento. “Revelamos muitos talentos com esses trabalhos. Uma de nossas alunas, por exemplo, pretende cursar jornalismo depois de participar do projeto”, disse Sônia Freire.