Para atender gratuitamente à demanda – comunidade acadêmica, idosos e funcionários terceirizados -, o Serviço Médico, Odontológico e Social (SMOS) da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) ampliou o horário de funcionamento para o turno da noite. Agora, a unidade, instalada no campus de Salvador, abre das 7h30 às 21h, sem interrupção para o almoço, como ocorria antes.

Segundo a coordenadora do setor, Isnaia Freire, o SMOS presta um serviço de grande relevância social Na unidade, são atendidos desde adolescentes até os idosos do programa Uati-Universidade Aberta à Terceira Idade. Os serviços médicos e odontológicos oferecidos são extensivos aos dependentes diretos (cônjuges e filhos) dos funcionários da Uneb.

As especialidades disponíveis na unidade são clínica geral, ginecologia (consultas regulares e acompanhamento pré-natal), psicologia, nutrição, fisioterapia, enfermagem (pressão arterial, pequenos curativos, primeiro acolhimento antes do atendimento pelo médico) e odontologia (restaurações básicas, extrações, limpeza, prevenção e profilaxia).

Entre as especialidades procuradas estão ginecologia e a nutrição. “Nossa comunidade acadêmica é majoritariamente feminina. Muitas mulheres fazem consultas aqui e realizamos até o acompanhamento pré-natal. Na área da nutrição, a obesidade está se tornando um problema de saúde pública”, explica a coordenadora.

Outra especialidade que tem registrado quantidade crescente de atendimentos é a de terapia psicológica. Isnaia explica que está acontecendo, atualmente, um processo de adoecimento psíquico significativo. “No caso dos trabalhadores, as causas gerais são relacionadas à precarização do trabalho, o acúmulo de tarefas, remuneração baixa e a perda da qualidade de vida. Já o discente nos procura devido a angústias sobre o seu futuro profissional, por problemas no contexto familiar, entre outros motivos”.

Segundo a coordenadora, o maior desafio da nova gestão do SMOS é a interiorização do serviço médico. A instalação de unidades médicas nos campi do interior do estado vai contribuir para a melhoria da qualidade de vida de estudantes, técnicos e professores. Mais informações estão disponíveis na internet.