Com participação direta na transformação econômica, social e cultural da região do semiárido da Bahia, a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) celebrou no sábado (31) os 38 anos de fundação, com a realização de atividades no Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca). A professora doutora Maria Ângela Alves Nascimento proferiu palestra sobre o tema ‘Uefs, 38 anos de historia: revisitando o passado, vivendo o presente e desafiando o futuro’, pontuando fatos que marcaram a história da Instituição.

Integrante do grupo de fundadores do curso de Enfermagem, a professora Maria Ângela Nascimento lembrou a luta para a implantação da Uefs, autorizada pelo Decreto Federal número 77.496 de 27 de abril de 1976, e o empenho de educadores como o médico Edgard Santos, que planejaram a interiorização do ensino superior já na década de 1940.

A professora fez referência à concepção do brasão da Uefs, creditado ao beneditino Paulo Lachenmayer e o seu lema, o termo em latim "sitientibus", que significa ‘aos que têm sede’, inclusive do saber. Ela destacou a realização do primeiro vestibular, em 1976, com pouco mais de 1.200 inscritos para 400 vagas, distribuídos em oito cursos – administração, ciências contábeis, ciências econômicas, enfermagem, engenharia de operações (modalidade construção civil), licenciatura de 1º e 2º graus em letras – francês e inglês, licenciatura plena em ciências (com habilitação em matemática e biologia e em ciências 1º grau) e licenciatura plena em estudos sociais (com habilitação em educação moral e cívica e em estudos sociais 1º grau).

Imagens históricas

Durante a solenidade também foram exibidas imagens históricas do campus universitário, como o lançamento da pedra fundamental do Módulo 1º e a sua inauguração, com a presença de personalidades das comunidades interna e externa que marcaram o trajeto da Instituição. Maria Nascimento afirmou estar emocionada, inclusive devido ao reencontro, durante a celebração, com professores, funcionários e ex-alunos.

O reitor José Carlos Barreto disse que, como todas as ações da Uefs, as celebrações de aniversário têm se pautado na valorização das pessoas que se dedicaram, com compromisso, à construção da universidade. Barreto também citou que a celebração de aniversário foi a última da atual administração, já que em 2015 serão realizadas eleições para escolha pela comunidade universitária dos novos gestores.

Apresentações artísticas

Durante a celebração também houve apresentações artísticas organizadas pelo Cuca, realizadas na Arena e no Teatro do Cuca, produzidas pelo artista Victor Venas. Ainda aboio e exposição de canto por Ademário Queiroz e Kátia Lanto, entoação do Hino de Feira de Santana por Aiace Pedreira Félix, apresentação de acordeon por Gel Barbosa, de piano pelo maestro Alfredo Moura, além de espetáculo da Sociedade Cultural Orpheca Lyra Cecilena, do município de Cachoeira, com 30 membros.

A festa teve ainda presença do vice-reitor da Uefs, Genival Corrêa de Souza, de representantes dos estudantes, funcionários e professores da instituição, que fizeram uso da palavra, e de outros membros da administração, além de representantes da comunidade externa.