Peça fundamental na averiguação de acidentes de trânsito, o cronotacógrafo, instrumento de medição obrigatório em ônibus e caminhões, segundo o Código de Trânsito Brasileiro, está sob uma fiscalização mais intensiva do Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) em 2014. O objetivo do Instituto é ampliar a segurança em vias públicas, colaborando para redução de acidentes. As estatísticas apontam que, em aproximadamente, 38% dos acidentes ocorridos nas rodovias federais, pelo menos um ônibus ou caminhão está envolvido.

A fiscalização intensiva, que acontece em parceria com as Polícias Rodoviárias Estadual e Federal, apresenta o seguinte resultado: em um comparativo de janeiro a maio deste ano com o mesmo período de 2013, o Ibametro registrou um aumento de 79% na quantidade de verificações realizadas em todo o estado, saltando de 7.410 para 13.262 veículos.

Os condutores dos veículos irregulares receberam auto de infração visando os reparos necessários no equipamento, e foram multados. Estimativa do Inmetro aponta a existência de aproximadamente cinco milhões de automóveis com cronotacógrafo no país. Pela legislação, devem possuir o equipamento os veículos de carga com peso bruto acima de 4.536 quilogramas e de passageiros com mais de 10 lugares.

Importância do equipamento

O instrumento de medição registra a velocidade, o tempo e a distância percorrida pelo carro durante o deslocamento. Em caso de acidente de trânsito, ele atua como a caixa-preta de uma aeronave, sendo essencial na investigação. “Sempre que realizamos uma operação surpresa, seja em vias urbanas ou em rodovias constatamos um alto índice de irregularidades. Assim, decidimos intensificar a fiscalização permanente, já que é missão do Ibametro zelar pela segurança da população”, destaca o diretor-geral do órgão, Osny Bomfim. A fiscalização, que começou a ser intensificada em 2013, também acontece em garagens de empresas de ônibus e de frotistas particulares.

O supervisor metrológico do Ibametro, Nilton Luis de Oliveira, especializado em fiscalizações do equipamento na Bahia, ressalta que é comum encontrar irregularidades em ônibus coletivos e em veículos que transportam cargas perigosas. “Na maioria das ocorrências, a principal irregularidade é a falta do selo compulsório do Inmetro, atestando que o equipamento está em conformidade com a legislação metrológica. E pior, há casos em que o veículo nem possui o instrumento de medição”, revela Oliveira.

Mais informações podem ser acessadas pelo site do Ibametro Bahia.