Os moradores do município de Barra, na região oeste da Bahia, estão em festa com a inauguração de duas importantes obras do Governo do Estado – moradia para 450 famílias e a recuperação da rodovia BA-351. Mais 150 casas semelhantes estão sendo construídas no município e devem ser entregues até o final deste ano.

As 450 casas que formam o Residencial Rio Grande, entregues neste sábado (14), foram construídas em parceria do Governo do Estado com o Governo Federal, por meio do programa Minha Casa, Minha Vida. Os imóveis têm dois quartos, sala, cozinha e banheiro e fazem parte do lote de 2.250 moradias já entregues na região oeste da Bahia.

Um dos beneficiados é o ajudante de pedreiro Tadeu Alves de Jesus, 44 anos. Casado e pai de um filho de dois anos de idade, o ajudante de pedreiro conta que morava em uma casa de taipa (construção feita de barro e estacas de pau), na beira do Rio São Francisco. Quando chovia, o rio alagava a casa que, por não resistir à força da água, desabava.

“Eu só contava com o apoio dos vizinhos. Eles acolhiam a mim e a minha família até a chuva passar e eu poder construir outra casa. Era uma luta sem fim. A chuva derrubava e eu levantava. Não tinha jeito. Nossas vidas estavam em perigo diariamente”, conta.

“Lugar decente para morar”

Ao receber as chaves de sua nova casa Tadeu disse que, agora, acredita numa vida melhor para ele e sua família. “Meu filho agora tem um lugar decente para morar. Quando a chuva vier, não vamos mais precisar sair correndo, com medo. Agora temos um lar seguro”, afirmou.

A história do ajudante de pedreiro se confunde com a de outras famílias que também vão morar no Residencial Rio Grande. A doméstica Daniela de Souza, 28 anos, sonhou durante muitos anos com uma casa própria para morar com o seu marido e sua filha de cinco anos. Neste sábado, o sonho virou realidade.

Ela não apenas foi beneficiada com o imóvel, mas o recebeu mobiliado e decorado. As chaves foram entregues pelo governador Jaques Wagner. A emoção de Daniela foi grande, quase não conseguia falar de tanta felicidade. “Estou muito feliz. Não tenho palavras para descrever o que estou sentindo. Agradeço a Deus por tudo”, afirmou.

Vida mais digna

O governador Jaques Wagner também expressou sua emoção e afirmou que a Bahia é campeã em contratação do Programa Minha Casa, Minha Vida. “É uma emoção muito grande entregar essas casas a estas famílias que há muito tempo sonhavam em ter seu próprio imóvel. Tenho certeza de que aqui eles vão poder criar seus filhos com segurança e ter uma vida mais digna, com melhor qualidade”, disse o governador.

De acordo com o superintendente regional da Caixa Econômica Federal (CEF), Walter Luiz Siqueira, até 2015 serão entregues na região oeste da Bahia 13 mil imóveis por meio do programa e que, atualmente, estão em fase de contratação e construção.

Recuperação de rodovia

Durante a visita à cidade Jaques Wagner inaugurou também a primeira etapa do trecho de 34 quilômetros da rodovia BA-351, que liga Barra a Buritirama. Em seguida, o governador assinou a autorização para início da licitação destinada à realização das obras do segundo lote da mesma rodovia, com mais 26 quilômetros.

A obra beneficia os municípios de Barra, Buritirama, Mansidão, Morpará, Santa Rita de Cássia e Campo Alegre de Lourdes. Com a segunda etapa, os investimentos chegam a R$ 45 milhões.

Publicada às 13h
Atualizada às 17hh45