A energia elétrica produzida pelos ventos na região de Caetité já está interligada ao Sistema Elétrico Nacional, com a inauguração nesta quarta-feira (18) da linha de transmissão Igaporã/Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia. Ainda no município, o governador Jaques Wagner inaugurou o Conjunto Residencial Primavera II, com 500 unidades habitacionais construídas pelo programa Minha Casa, Minha Vida, e visitou as instalações itinerantes do Programa de Rastreamento do Câncer de Mama.

“Viemos inaugurar esta linha importante que vai proporcionar segurança energética para a Bahia, a partir da energia eólica produzida na região de Caetité. A energia eólica é limpa, chamada energia verde, que não polui. Esta linha de transmissão proporciona tranquilidade tanto para a indústria quanto para o nosso povo, pois fica mais difícil faltar energia elétrica”, afirmou o governador.

O presidente da Companhia Elétrica dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), Antônio Varejão, explica que a linha traz energia de Caetité, da subestação de Igaporã, e em Bom Jesus da Lapa passa a fazer parte do Sistema Integrado Nacional. “A Bahia é um grande berço de energia renovável. Esta subestação representa investimentos de mais de R$ 70 milhões. Nesta primeira fase são 300 megawatts instalados, que rapidamente vão totalizar 600 megawatts de potência e atender cerca de um milhão de pessoas”.

Minha Casa, Minha Vida

Segundo Jaques Wagner, a Bahia é campeã do programa Minha Casa, Minha Vida. “Somente aqui, em Bom Jesus da Lapa, são 1.030 casas já entregues, contando com as de hoje, e há mais 500 em construção. As pessoas podem pagar uma prestação muito mais em conta e ainda mobiliar, com o programa Minha Casa Melhor”.

Desempregada, Andréa Cristina Pereira, 42 anos, tem duas filhas, uma delas com paralisia cerebral, e recebeu uma casa adaptada para deficientes físicos. “Era um sofrimento, eu dava banho nela em uma bacia, agora será na cadeira. Estou muito feliz. Na casa antiga não tinha nada adaptado. Esta casa muda tudo em minha vida”.

Rastreamento do Câncer de Mama

O governador também destacou a importância da descoberta precoce do câncer de mama, que possibilita cura de até 90% dos casos. “Eu me orgulho muito do Programa de Rastreamento do Câncer de Mama, que foi lançado em outubro de 2011. Já fizemos mamografia em mais de 200 municípios baianos”.

Dalmira dos Santos, 52 anos, disse que nunca havia feito mamografia. “Se não tivesse o exame aqui, eu teria que ir para Vitória da Conquista. Eu cheguei aqui pela manhã, peguei a ficha e fui bem atendida”.

A diretora de Projetos Estratégicos da Secretaria da Saúde (Sesab), Cláudia Almeida, informou que estão previstos 2.100 atendimentos, até esta quinta-feira (18), quando termina a ação em Bom Jesus da Lapa – 1.900 já foram realizados.

“Podem fazer o exame mulheres entre 50 e 69 anos. Caso haja alguma alteração nas imagens, elas são encaminhadas para uma segunda fase e, se houver confirmação da doença, encaminhamos também para que todo o tratamento seja feito gratuitamente”, disse Cláudia.

Publicada  às 11h50
Atualizada às 16h40