Mais 80 mil baianos de cinco municípios do Recôncavo vão poder viajar com segurança e tranquilidade com a recuperação dos 20 quilômetros da BA-491 que ligam a sede de Cabaceiras do Paraguaçu à BR-101. A ordem de serviço para a pavimentação do trecho, que vai receber investimento de cerca de R$ 8,7 milhões, foi assinada na manhã desta terça-feira (3), pelo governador Jaques Wagner, no município que também recebeu uma ambulância do Governo do Estado, por meio de emenda parlamentar.

O governador destacou as ações desenvolvidas na região. “Esta era uma estrada sonhada por mais de 20 anos pela população local, e que agora está sendo recuperada. Estamos entregando esta ambulância, importante para a saúde das pessoas, e temos ainda diversas obras de água na região, que durante muito tempo teve problema de abastecimento”.

Em Cabaceiras do Paraguaçu, segundo o governador, os povoados de Cerquinha, Aporá, Taboa, Jacaré, Tupiaçu e Timboinha vão receber sistemas de abastecimento de água e cisterna. “Os projetos já estão aprovados pela Embasa”.

Desenvolvimento do comércio

Além de Cabaceiras do Paraguaçu, serão beneficiados pela estrada os municípios de Santo Estevão, Governador Mangabeira, Cruz das Almas e Muritiba. As máquinas já estão limpando a rodovia que é importante para o desenvolvimento da economia local, baseada na produção de laranja, limão, milho, feijão, na criação de gado e também no pequeno comércio.

Gerente de uma loja de materiais de construção, Marcos Santana acredita que a estrada recuperada vai melhorar o comércio local. “Vendemos do alicerce ao acabamento. Vai facilitar para recebermos os produtos, para fazermos a entrega e para a população chegar até a loja. Vai melhorar tudo”.

O representante comercial Marcelo Nova disse que utiliza a estrada quase toda semana. “Além de economizar combustível, vamos ganhar bastante tempo para realizar nosso trabalho e reduzir as despesas de manutenção do carro, que vive quebrando neste trecho”.

Segundo o secretário da infraestrutura, Marcus Cavalcanti, até o final do ano deverão ter sido executados, desde 2007, nove mil quilômetros de estradas recuperadas. “Esta é mais uma que estamos começando, ligando Governador Mangabeira a Cabaceiras do Paraguaçu e que deve ser entregue em quatro meses”.