Milhares de pessoas aproveitam o início da operação assistida do Sistema Metroviário de Salvador para conhecer e se familiarizar com o modal de transporte, inaugurado oficialmente na quarta-feira (11). Só no primeiro dia, cerca de 4,2 mil passageiros fizeram o trajeto entre Lapa e Acesso Norte e aprovaram a rapidez do metrô e o conforto das estações. Nesta fase experimental, o sistema opera com capacidade de até seis mil passageiros/hora em cada sentido.

O casal de aposentados João Silva, 74, e Maria Silva, 64, fez questão de conhecer a novidade passeando por cada estação nesta quinta-feira (12). A estrutura foi o primeiro aspecto a chamar a atenção. “Estou admirando, nunca vi nada mais lindo”, disse João.

“Achei uma maravilha, rapidinho e vai melhorar muito o transporte em Salvador e o que chama a atenção é a segurança”, disse o radialista Josival Pereira, 52. Para o aposentado Bernardo Nascimento, outra característica permite apreciar a paisagem durante o trajeto. “Conheço o metrô do Rio de Janeiro, Recife, São Paulo e aqui será melhor ainda também pelo fato de ser de superfície e proporcionar um visual muito gostoso”.

Até o dia 14 de setembro, o metrô funciona de forma gratuita e com capacidade limitada de passageiros. O serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 12 às 16h, com ampliação gradativa dos horários até o início da operação comercial, no dia 15 de setembro.

O trecho liberado pouco mais de um ano após passar à responsabilidade do Governo do Estado, compreende os 5,6 quilômetros entre as estações da Lapa, Campo da Pólvora, Brotas e Acesso Norte da Linha 1, que será concluída em janeiro de 2015, quando chegará a Pirajá. Já na primeira viagem, a auxiliar administrativa Ana Rita Silva, 42, percebeu a economia de tempo que poderá fazer. “É bem mais prático não pegar engarrafamento e além de mais ágil, tem o conforto também”.