Dois sistemas meteorológicos de diferentes características e em áreas distintas vão continuar influenciando as condições do tempo na Bahia nos próximos dias. Na faixa centro-norte e oeste do estado, onde o céu permanece ensolarado e com poucas chances de ocorrer chuvas, predomina uma massa de ar seco, que também mantém as temperaturas mais elevadas, com máximas podendo chegar aos 32°C, nas regiões oeste, São Francisco e norte.

Com a previsão de tempo quente e seco, somada à vegetação já ressecada, aumenta as chances de ocorrer focos de queimadas em algumas localidades dessas regiões. Por isso, a recomendação do serviço de meteorologia do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) é evitar soltar balões, durante os festejos juninos, pois poderão dar início a uma grande queimada.

Na faixa leste do estado, que abrange grande parte das regiões do Recôncavo, nordeste, sul, sudoeste e Chapada Diamantina, continua predominando os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico, o que deverá manter o céu encoberto e chuvoso nos próximos dias.

Em decorrência da proximidade do litoral e ao aumento na intensidade dos ventos (típico desta época do ano), nas regiões do Recôncavo, nordeste e sul as chuvas continuam sendo mais significativas. Além de manter o tempo chuvoso, os ventos também deixam as temperaturas mais amenas nessas regiões, onde as máximas não devem ultrapassar os 31°C (no nordeste) e as mínimas ficam em torno dos 14°C (na Chapada Diamantina e sudoeste).

Capital

Para Salvador e região metropolitana, onde as temperaturas continuam sem grandes variações (com mínimas de 20°C e máximas de 29°C), também é a umidade vinda do Oceano Atlântico que deve manter o céu encoberto e chuvoso nos próximos dias.

Maré e irradiação 

Entre esta sexta-feira e domingo (13 a 15), a maré deve atingir altura máxima no período entre as 2h30 e as 5h30 e entre as 14h30 e às 17h30, com valores variando de 2,1 e 2,9 metros, e as alturas mínimas entre as 8h30 e 11h30 e 20h30 e 23h30, com valores variando de 0,1 a 0,4 metro. As ondas previstas para esse período devem ter agitação de moderada a fraca, com altura máxima podendo chegar até 2,5 metros.

A condição de céu claro devido à permanência da massa de ar seco, ainda mantém os Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s) elevados, variando de 6 a 9. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) esses índices estão classificados nas categorias ‘Alto’ e ‘Muito Alto’. Por isso, a recomendação é do uso de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, principalmente nos horários das 10 às 16h.