Os preparativos para a sétima edição do Campeonato Estadual de Quadrilhas estão a todo vapor. A competição, que será realizada pela Federação Baiana de Quadrilhas (Febaq) com o patrocínio da Bahiatursa, começa nesta quarta-feira (11) e continua até sábado (14), na Praça da Revolução, bairro Periperi, em Salvador.

O diretor da empresa responsável pela decoração do evento, Baldomero Trindade, explica que a proposta é criar um ambiente que ao mesmo tempo tenha relação com o São João e com a Copa do Mundo. “Além das bandeirolas em verde e amarelo, teremos balões nas cores que representam os outros países e corações com a Bandeira do Brasil como um símbolo do amor do povo brasileiro pelo futebol”.

A estrutura, que abrange uma grande tenda de 30m X 45m e arquibancadas, chama a atenção de quem passa pelo local. Morador do bairro há mais de 40 anos, Luiz Alberto de Araújo afirma estar empolgado com a realização do Campeonato de Quadrilhas em Periperi. “Acho excelente porque é inédito aqui. Muitas pessoas que sempre viajavam para o interior, nessa época, resolveram ficar porque souberam do evento”.

Com mais de 20 anos vendendo o tradicional acarajé na Praça da Revolução, Rosana Márcia espera aumento considerável do movimento durante os dias do evento. “A expectativa é a melhor possível”.

Três eliminatórias

Participam do campeonato equipes da capital e de cidades do interior, a exemplo de Madre de Deus, Rio Real, Riachão do Jacuípe, Catu, Cachoeira, Valença, Feira de Santana, São Francisco do Conde, Itaparica e Barreiras.

Serão três eliminatórias, com a final programada para o dia 14. As quadrilhas melhor pontuadas serão classificadas para a grande disputa. As três vencedoras representarão a Bahia em três concursos – um nacional, nos dias 19 e 20 de julho no Ceará, e dois regionais, que acontecem em 22 de junho em Goiana, Pernambuco, e 4 e 5 de julho em Teresina, no Piauí.