Uma operação deflagrada por policiais dos Departamentos de Narcóticos (Denarc) e da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) para o cumprimento de 12 mandados de prisão e um de busca e apreensão, desarticulou nesta quarta-feira (18) uma quadrilha que controlava o tráfico de drogas no bairro do Calabetão, em Salvador. Na ação foram presos cinco traficantes e apreendidas duas pistolas calibre 380 municiadas.

Fabrício Abreu dos Santos, 33 anos, líder da quadrilha, foi localizado na cidade de Amélia Rodrigues, de onde controlava o tráfico de drogas no Calabetão. José Fernando Lima Silva, 22, Sólon Bispo do Amor Divino, 30, Rafael de Jesus Cerqueira, 19, e Wesley Rodrigues da Cruz, 19, compõem o grupo. De acordo com o delegado Glauber Eiji Uchiyama, do Denarc, que apresentou o resultado da operação à imprensa, na tarde desta quarta, a quadrilha era investigada desde outubro de 2013.

Suspeito de assassinar um traficante rival, em Valéria, no ano de 2006, Fabrício também foi autuado por porte ilegal de arma, pois uma das pistolas apreendidas pertencia ao criminoso – ele já responde pelo homicídio.

A outra arma era de um traficante, que também integrava o grupo, mas fugiu do local antes da chegada dos policiais. Wesley, que já tem passagem por tráfico de drogas e formação de quadrilha, e os outros criminosos  presos serão encaminhados ao sistema prisional. Já as armas apreendidas passarão por perícia no Departamento de Polícia Técnica (DPT).

Os mandados foram expedidos pela 2ª Vara de Tóxicos da Comarca de Salvador. O DHPP, por meio da 2ª Delegacia de Homicídios (DH/Central), vai investigar a participação de Fabrício como mandante em outros homicídios ocorridos na região do Calebetão.