O 51º Campeonato Baiano de Musculação, Culturismo e Fitness, realizado no final de semana, em Feira de Santana, teve a participação de um atleta mais que especial, o soldado da Polícia Militar, Moreira Júnior, o único que competiu na categoria fisiculturismo estadual cadeirante, conquistando medalha de ouro. Com a vitória, ele garantiu a vaga no campeonato brasileiro, previsto para agosto deste ano.

Para o campeão, que é natural de Feira de Santana e há 11 anos servidor da Polícia Militar da Bahia, a sua maior superação foi lidar com a mudança de rotina, após ter sofrido um acidente automobilístico há sete anos. Cheio de sonhos – desde a infância ele se dedica ao esporte – foi o amor e o apoio da família e amigos que lhe deu forças para enfrentar esse momento da vida, que culminou, na ocasião, com a morte do irmão.

Aproveitando o que tinha de melhor e orientado por médicos, que lhe acompanharam durante o tratamento de recuperação no Hospital Sara Kubitscheck, em Salvador, Moreira conheceu o esporte adaptado e a musculação. “Hoje tenho uma vida normal. Superei as dificuldades da cadeira de rodas, não sinto nada e estou em dias com a minha saúde. Motivo para deixar os especialistas curiosos. O esporte me faz se sentir muito bem”, enfatizou o policial ao receber a medalha.

Motivação

Por meio das redes sociais o atleta tem por objetivo mostrar o passo a passo da sua dedicação ao esporte e motivar as pessoas a combater os obstáculos. Foi assim que despertou a atenção de um árbitro da federação do esporte e foi convidado a participar do campeonato. Atualmente, ele possui mais de cinco mil seguidores no seu perfil do Facebook, onde recebe devolução de pessoas sobre mudança na vida.