A Agenda Bahia do Trabalho Decente (ABTD), iniciativa pioneira executada no estado pelo Governo da Bahia, trabalhadores, empregadores e a sociedade civil organizada, ganha a cada dia novas propostas de parceria. Desta vez, o interesse foi despertado pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) e pelo Sindicato dos Trabalhadores em Águas, Esgoto e Meio Ambiente (Sindae).

Esta semana, a coordenadora estadual da Agenda, Patrícia Lima, recebeu uma comitiva formada por técnicos da Embasa e do Sindae, que já participaram inclusive do Programa de Fortalecimento Institucional para a Igualdade de Gênero e Raça e Erradicação da Pobreza e Promoção do Emprego (GRPE) ,promovido pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esportes (Setre).

A Agenda é considerada importante para as entidades por ser um compromisso transversal nas suas ações e contribuir de forma efetiva para os baianos. A ABTD possui dois eixos prioritários que lhes interessam diretamente – Empregos Verdes e de Saúde e Segurança no Trabalho.

Ações de sucesso 

Com sete anos de existência, a Agenda Bahia do Trabalho Decente já realizou algumas ações de sucesso, entre as quais a Caravana Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil, um Pacto pela Infância e pela Educação, realizada em quatro territórios de identidade; ações de valorização do servidor público, pelo Programa Você Servidor; capacitação de agentes multiplicadores em Segurança e Saúde no Trabalho nas áreas urbanas e rurais; e formação de servidores públicos no programa GRPE.

Pioneira em nível subnacional, a Agenda foi implantada pelo Governo do Estado, tendo cooperação técnica da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Do seu Comitê Gestor participam 31 instituições, das quais 18 são secretarias estaduais.