Mais 700 baianos, com idade entre 16 e 29 anos, residentes na capital e na Região Metropolitana de Salvador (RMS), receberam nesta segunda-feira (30) os certificados pela conclusão de cursos profissionalizantes oferecidos pelo Governo do Estado, por meio do Programa Trilha, da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Os jovens são de famílias beneficiadas pelo programa Bolsa Família, do governo federal.

O governador Jaques Wagner, o secretário estadual do Trabalho, Nilton Vasconcelos, entre outras autoridades, participaram da cerimônia no Teatro Castro Alves (TCA), localizado no Campo Grande, em Salvador. “Já profissionalizamos 31 mil jovens. Mais 1.400 receberão os certificados em breve. É a maior rede de ensino profissionalizante do Brasil. Através do SineBahia já foram identificadas 600 vagas para vocês. Nunca parem de estudar”, disse o governador aos jovens.

Moradora do bairro do Rio Vermelho, em Salvador, Silmara Estrela não teve dúvida quando optou pelo curso de comunicação cultural. “[É] uma oportunidade ótima já que nem todo lugar há essa possibilidade de aprender [em] novos cursos, e de graça”.

Já Rafael Borges, que recebeu o certificado das mãos do governador Jaques Wagner, afirmou que inicialmente havia pensado em se mudar para o Rio de Janeiro com o propósito de se qualificar. No entanto, quando soube que o curso de pintura industrial naval seria oferecido, em Salvador, pelo Governo do Estado, não pensou duas vezes e se inscreveu. “Foi excelente abrir este curso para os jovens da periferia. Espero atuar nesta área”.

Critérios

Com investimento de R$ 6,16 milhões, oriundos do Fundo Estadual de Combate à Erradicação da Pobreza, o Programa Trilha – 2013 ofereceu cursos nas áreas de arte e cultura, beleza, estética, comércio, serviço, esporte e lazer, metal mecânica, tecnologia da informação e turismo.

Entre 2007 e 2013, aproximadamente 31 mil jovens participaram de cursos oferecidos pelo governo estadual, por meio de programas como Juventude Cidadã, Projovem Trabalhador e Programa Trilha, nas modalidades Emprego, Artes e Esporte, entre outras.

Segundo o secretário Nilton Vasconcelos, a definição dos cursos passa por rigorosos critérios. “Temos preocupação com a ocupação profissional e em ver o que o mercado está demandando. Em geral, é na área de serviços e comércio. Mas também consideramos a necessidade de atender os anseios dos jovens. Isto é importante para a cidadania e a reafirmação deles de trilharem os próprios caminhos. Daí o nome [Trilha]”.

Os 700 jovens certificados nesta segunda-feira integram a turma de 2013, quando foram disponibilizadas 2.170 vagas em 20 municípios baianos. Outros 1,4 mil jovens devem concluir os cursos nos próximos meses.

Publicada às 17h
Atualizada às 18h50