A Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), dará prosseguimento na noite desta terça-feira (10) aos testes da nova iluminação da Avenida Pinto de Aguiar, no trecho entre a Universidade de Salvador (Ucsal) e a orla marítima. O sistema implantado, que combina eficiência energética e menor impacto ambiental, inclui postes para iluminação fabricados em aço, cada um dispondo de quatro lâmpadas de vapor de mercúrio de 400 watts.

De acordo com o diretor de Obras Estruturantes da Conder, Sérgio Silva, “os trabalhos de pavimentação e urbanização na Avenida Pinto de Aguiar continuam em ritmo acelerado, com 75% dos serviços já executados”. Em abril último, o tráfego foi liberado no trecho entre a orla e o empreendimento Vista Patamares, que dispõe de duas pistas separadas por um canteiro central, com três faixas em cada direção, passeios, ciclovia e paisagismo.

A novidade para quem passa pela avenida é um muro que foi transformado em painel artístico, com utilização da técnica do grafite. O superintendente de Mobilidade Urbana, Jorge Lima, destaca a parceria com Denis Senna, que trabalha com a inclusão social por meio da arte-educação. “A intenção da obra é não só melhorar a mobilidade urbana, como estimular a contemplação e a criação de novas áreas de lazer, preservando os espaços da poluição visual”.

Mobilidade Salvador

As obras representam investimento de R$ 63 milhões, correspondendo ao trecho inicial do Corredor Transversal I, viabilizado pelo Governo do Estado em parceria com o governo federal, via Programa Mobilidade Salvador. O corredor irá alimentar a Linha 2 do sistema metroviário, interligando as avenidas Pinto de Aguiar e Gal Costa – que também será ampliada -, e posteriormente a ligação Lobato-Pirajá, a ser transformada na primeira via estruturante de integração entre o Subúrbio Ferroviário, o miolo da cidade e a orla marítima.