Encontro com os índios, visita aos Centros de Treinamento de Seleções (CTS) da Suíça e da Alemanha, e passeio pela cidade histórica foram alguns dos compromissos dos jornalistas participantes do primeiro press trip em Porto Seguro, nesta terça (17) e quarta-feira (18). Ao todo, 14 profissionais de nove nacionalidades (Alemanha, Brasil, EUA, Inglaterra, Israel, Nova Zelândia, Rússia, Ucrânia e Venezuela) participaram do evento realizado pelo Governo da Bahia, por meio da Bahiatursa e Secopa.

Um dos destaques da visita aconteceu na tarde de terça-feira, quando os jornalistas, com o cacique Pataxó Macuco, da Aldeia da Aroeira, no Porto Seguro Praia Resort, acompanharam o plantio da primeira muda de Mata Atlântica do Programa Gol Verde, para simbolizar a inclusão dos povos indígenas na iniciativa, a partir do reflorestamento em suas áreas. O projeto prevê o plantio de 1.111 mudas para cada gol marcado na Arena Fonte Nova, uma área equivalente a um campo de futebol.

Nesta quarta, eles visitaram o CTS seleção da Alemanha, em Santa Cruz Cabrália. No final da manhã, participaram da primeira entrevista coletiva com os titulares alemães, após a vitória de 4 x 0 sobre Portugal, na última segunda-feira (16), em Salvador.

No caminho de volta a Porto Seguro, no vilarejo de Santo André, onde a seleção alemã está hospedada, uma placa presa numa árvore com a frase ‘Cuidado, senhor de 100 anos na pista’ chamou a atenção dos jornalistas. “Sensacional, matéria de capa do jornal", exaltou um dos profissionais que desceu do ônibus, entrevistou e fotógrafo Enoque Borges Santana, o morador mais idoso do local.

"Estou impressionado com o acolhimento e bom humor dos baianos. Recomendo e gostaria muito de voltar e ficar mais tempo na Bahia", destacou Simon Hart, repórter do jornal inglês The Independent.

Inscrição

Durante o Mundial de Futebol, serão realizados outros press tours na capital baiana e na Praia do Forte. Jornalistas credenciados pelo Centro Aberto de Mídia da Bahia ou pela Fifa podem se inscrever pelo e-mail presstripbahia@gmail.com, informando nome, e-mail, número de documento de identificação (passaporte ou ID card) e o nome do veículo jornalístico para o qual trabalha. As vagas são limitadas e é necessário aguardar a confirmação da inscrição.