Os imóveis vencedores da Premiação de Fachadas Decoradas no trajeto do Cortejo 2 de Julho tiveram os endereços publicados na edição do Diário Oficial do Estado de sábado e domingo últimos (19 e 20) distribuída na segunda-feira (21). O 1º colocado é o imóvel nº 170 da Ladeira da Soledade, onde mora Marisa Menezes Oliveira, que vai receber R$ 3 mil de prêmio.

Em 2º lugar se destacou a casa nº 34 da Rua Direita de Santo Antônio, que tem como residente Maria São Pedro Virgílio de Santana, a ser premiada com R$ 2 mil. No 3º lugar o escolhido é o Hotel Sobrado, nº 25 do Largo do Pelourinho, de propriedade de Geovane Pipole, que terá direito a R$ 1 mil.

A premiação é uma iniciativa da Secretaria de Cultura (Secult), por meio do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), como uma das ações de proteção ao Cortejo 2 de Julho, declarado oficialmente por decreto do governador um Bem Cultural Imaterial da Bahia. A ação tem apoio da Prefeitura Salvador, via Fundação Gregório de Mattos (FGM).

Menções honrosas

“Neste ano também tivemos duas menções honrosas”, disse o gerente de Patrimônio Imaterial do Ipac, Roberto Pellegrino. Na primeira menção honrosa ficou a casa localizada nº 7 do Largo do Carmo, com a moradora Noemia de Oliva Cerqueira Filha, e na segunda, um imóvel sem número na Ladeira da Soledade, ocupada pelo Centro de Surdos.

A comissão julgadora, formada por profissionais de diversas áreas culturais, realizou vistoria de todos os imóveis do percurso no dia 2 de julho. Integraram o grupo o professor da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Nivaldo Andrade, o arquiteto Cássio Ribeiro da FGM, a diretora de Preservação do Patrimônio Cultural do Ipac, Etelvina Rebouças, o arquiteto Paulo Nunes (do mesmo órgão) e a jornalista do Correio, Gabriela Cruz.

O júri percorreu o trecho da Lapinha ao Terreiro de Jesus, observando critérios de atendimento à temática cívica, preservação do patrimônio edificado, criatividade, originalidade e preocupação com o meio ambiente. A premiação integrou a programação da Secult em comemoração aos 191 anos da Independência da Bahia.