A comissão julgadora da Premiação de Fachadas Decoradas no Trajeto do Cortejo 2 de Julho deste ano deverá se reunir, na próxima semana, para definir as três primeiras colocadas e as duas que receberão menção honrosa. Formado por cinco personalidades de referência cultural, o grupo percorreu o trajeto do desfile entre a Lapinha e o Terreiro de Jesus, observando os critérios de atendimento à temática cívica, preservação do patrimônio edificado, criatividade, originalidade e preocupação com o meio ambiente.

"Os moradores que realmente se empenharam em decorar as fachadas colaboraram para o resgate do senso cívico da sociedade, que muitas vezes se esquece da importância do seu passado, da nossa história", ressaltou a jornalista Gabriela Cruz, editora do caderno Bazar do jornal Correio e uma das juradas. Outro integrante da comissão, o arquiteto e professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Nivaldo Andrade, disse ter sido um prazer participar, principalmente por que não vivenciava o cortejo há anos.

Os outros três jurados da premiação deste ano são a arquiteta e diretora de Preservação do Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), Etelvina Rebouças, o arquiteto e servidor do Ipac, Paulo Nunes, e o arquiteto e representante da Fundação Gregório de Matos, Cássio Ribeiro.

Alegria do povo baiano

A técnica de enfermagem Marise Oliveira, ganhadora do 2º lugar na premiação de 2013, voltou a participar este ano. "Estou com esperança de ficar em 1º este ano porque fiz uma decoração ainda mais organizada e original, juntando os símbolos da Independência da Bahia e da Copa [do Mundo]".

O artista plástico Francisco Santos, que também decorou a fachada do imóvel onde mora, elogiou a iniciativa, que incentiva os moradores das localidades por onde passa o cortejo a expressar a alegria do povo baiano por meio da arte. "É uma forma de reconhecimento do nosso esforço também".

A premiação é uma iniciativa do Ipac com o apoio da Fundação Gregório de Mattos, órgão da Prefeitura de Salvador, e integrou a programação da Secretaria de Cultura do Estado (Secult) para as comemorações dos 191 anos da Independência da Bahia.

O resultado será divulgado a partir do próximo dia 21, no site do Ipac, onde também pode acessar o Regulamento. O prêmio é de R$ 3 mil, R$ 2 mil e R$ 1 mil para o primeiro, segundo e terceiro lugares respectivamente.

Patrimônio cultural do Estado

Segundo a diretora-geral do Ipac, Elisabete Gándara, o Cortejo 2 de Julho realiza até hoje o mesmo trajeto que as tropas libertadoras brasileiras fizeram ao tomar a capital baiana dos portugueses, em 1823. Por motivos socioantropológicos, históricos e simbólicos, desde 2006 o cortejo se tornou oficialmente Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia, através do Decreto 10.179/06, retificado no Decreto 11.632/09.

Como o cortejo é um bem intangível sob proteção do Estado, promovemos várias ações, sendo uma delas a premiação, explica diretora do Ipac.

O trajeto do cortejo inclui a área onde se situa o Conjunto Arquitetônico da Soledade, também Patrimônio Material da Bahia desde 1981, através do Decreto 28.398/81.

Esse conjunto foi tombado a partir do reconhecimento de sua importância no contexto do tecido urbano da cidade, por ter sido o mais importante acesso norte no século XVIII, ligando a zona dos Currais Velhos (Barbalho) à Estrada das Boiadas (Estrada da Liberdade), por onde entraram as tropas brasileiras que iriam consolidar o movimento libertador, enfatiza a diretora.

Mais informações sobre a Premiação de Fachadas Decoradas no Trajeto do 2 de Julho podem ser obtidas junto à Gerência de Patrimônio Imaterial (Geima) do Ipac pelos telefones (71) 3116-6741 e 3116-6828 ou no endereço eletrônico geima.ipac@ipac.ba.gov.br. Acesse também a página do Ipac no Facebook e Twitter.