Uma parceria entre os governos da Bahia e do Espírito Santo está compartilhando a expertise baiana na preparação do funcionalismo para a aposentadoria. Como resultado, o governo capixaba lança o Programa de Preparação para a Aposentadoria (PPA), baseado nas diretrizes de gestão do Programa de Preparação para Aposentadoria (Prepare-se), da Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb). A iniciativa daquele governo foi desenvolvida após o intercâmbio de um ano entre a Saeb e a Secretaria de Gestão e Recursos Humanos do Estado do Espírito Santo (Seger).

Criado em 2008, o Prepare-se é voltado para os servidores que estejam em vias de se aposentar, bem como seus familiares, oferecendo informações sobre benefício previdenciário, legislação e empreendedorismo, entre outras atividades, para auxiliar na transição dos servidores ativos para esta nova fase da vida. Até hoje, mais de dois mil servidores já foram beneficiados.

“O aumento no número de participantes e o retorno positivo dos servidores mostram que os objetivos do Programa estão sendo alcançados: se preparar com antecedência para a aposentadoria para aproveitar o melhor possível dessa nova etapa da vida”, afirma Daniella Gomes, superintendente de Previdência da Saeb. O Prepare-se acumula quinze edições, realizadas nas cidades de Salvador, Ilhéus, Vitória da Conquista, Feira de Santana, Juazeiro, Porto Seguro, Barreiras, Jequié e Paulo Afonso.

O evento conta com palestras, prestação de serviço e atividades lúdicas, tendo como parceiros o Planserv, Polícia Civil, Polícia Militar, Conselho Estadual do Idoso, Procon, Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A próxima edição do Prepare-se está prevista para acontecer em Salvador, no mês de novembro.

A iniciativa capixaba foi instituída com o decreto nº 3607-R, de 3 de julho de 2014, e é voltada para servidores públicos do Poder Executivo do Espírito Santo. O decreto também normatiza o programa, que será administrado pela Seger, com o apoio do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Espírito Santo (IPAJM) e da Escola de Serviço Público do Estado do Espírito Santo (Esesp).