Agricultores de diversos municípios da Bahia e autoridades participaram do evento de abertura do 8º Congresso da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag), nesta segunda-feira (28), no Hotel Sol Bahia, no bairro de Patamares, em Salvador. O encontro, que acontece até esta quarta-feira (30), consiste de celebrações pelo aniversário de 50 anos da entidade sindical, completados em 2013, e algumas rodadas de debates sobre assuntos importantes para a agricultura familiar.

“Este é o maior evento de trabalhadores e trabalhadoras rurais realizado no nosso estado. O debate se dá em torno de dez comissões, levando em conta a organização da juventude, das mulheres, da terceira idade, entre outros temas como a reforma agrária, a questão ambiental e a sucessão rural”, explica o presidente da Fetag, Cláudio Bastos.

Avanços no incentivo ao setor

Na abertura do evento, o governador Jaques Wagner, que já havia participado de duas edições anteriores, ressaltou o apoio dos governos estadual e federal aos trabalhadores rurais e destacou os avanços no incentivo ao setor.

“Antes eram apenas cinco mil trabalhadores da agricultura familiar cadastrados no programa federal Plano-Safra, por exemplo. Hoje já vamos para 355 mil. Na Bahia, o Governo do Estado banca metade do que o agricultor tem que pagar e metade do que a prefeitura tem que arcar pela perda na produção. Isso já é um salto significativo”, afirmou o governador.

Para o agricultor Fidelis Souza, o governo tem caminhado lado a lado com os trabalhadores. “Além do Plano-Safra, temos a bolsa estiagem, que tem ajudado, principalmente no Sertão, no aspecto financeiro. O produtor planta e se perder a safra, pode contar com um seguro, que ameniza boa parte da situação”.

Eleição da nova diretoria

A Fetag é filiada à Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), principal organização que atua no meio rural do Brasil, ao lado da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf). Com cerca de 410 sindicatos filiados, a Fetag passará pelo processo de eleição da nova diretoria no último dia do congresso.

“Vai ser eleita uma diretoria com 32 integrantes levando em conta o que chamamos de diretoria executiva e conselho fiscal. Desses, 43% vão ser diretores novos”, pontuou o secretário geral da Fetag, Welliton Santos.