Os agricultores de Eunápolis e região têm até as 16h desta quarta-feira (23) para entregar as embalagens vazias de agrotóxicos na unidade de recebimento montada no Rancho Bonella, saída para Itagimirim. A orientação é da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), para a Campanha de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos no Extremo Sul. A iniciativa é realizada em conjunto com a Associação de Revendedores de Insumos Agrícolas do Sul da Bahia (Arisba) e o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev).

A equipe da Adab está, desde a manhã desta terça (22), retirando de circulação as embalagens de agrotóxicos por acreditar na agricultura sustentável para o desenvolvimento da Bahia, bem como diminuir o risco à saúde da população. “O objetivo é sempre conscientizar os produtores rurais sobre o descarte correto das embalagens, tornando essa prática uma rotina. Um dos principais motivos para dar a destinação correta às embalagens vazias de agrotóxicos é evitar a contaminação do meio ambiente”, informa o diretor de Defesa Sanitária Vegetal, Armando Sá.

Processo para a devolução

Como a maioria das embalagens é rígida, de plástico, metal ou vidro, é fundamental a prática da lavagem para a devolução e destinação final correta. O agricultor deve realizar a tríplice lavagem, seguindo as exigências, e as embalagens que não podem ser lavadas também devem ser devolvidas.

“As embalagens devem ser entregues até um ano após a data da compra. Elas serão recicladas e podem se transformar novamente em embalagens para defensivos, reduzindo o consumo de matéria-prima pela indústria”, explica o coordenador do Projeto de Fiscalização do Comércio e Uso de Agrotóxicos e do Campo Limpo, Raimundo Ribeiro. O engenheiro agrônomo ainda ressalta que, apesar de a lei existir desde 2000, ainda há agricultores que não se preocupam em devolver as embalagens nos pontos de recolhimento distribuídos em locais estratégicos do estado.

O gerente da Adab em Eunápolis, Cláudio Wermelinger, explica que todas as atividades são desenvolvidas sempre com o compartilhamento de responsabilidades e a participação de todos os elos envolvidos. A uma ação conjunta tem apoio da prefeitura, por meio das secretarias do Meio Ambiente e Agricultura, do Sindicato dos Produtores Rurais de Eunápolis, além do espaço cedido do Bonella Florestal.