A Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), contabiliza a distribuição de 1,5 milhão de toneladas de sementes de milho, feijão e vigna na safra de inverno 2014, beneficiando mais 154 mil agricultores familiares.

A iniciativa faz parte do Programa Semeando, executado pela EBDA em parceria com a Superintendência de Agricultura Familiar (Suaf/Seagri), que visa assegurar sementes e mudas de boa qualidade, no tempo certo, para os agricultores familiares baianos. O programa capacita técnicos para qualificação de agricultores com o intuito de formar bancos comunitários de sementes.

O agricultor Irani de Matos, 42 anos, morador do município de Inhambupe (a 157 quilômetros de Salvador) comemora a produção. “Este ano as sementes chegaram no período certo, na época do plantio. Tanto o milho quanto o feijão estão  desenvolvendo bem”.

Grande parte dos agricultores envolvidos são os que aderiram ao Programa Garantia Safra. Cada agricultor recebe cinco quilos de sementes de feijão e cinco de milho, além da assistência técnica da EBDA durante o período de cultivo da lavoura.

Incremento na renda

“Disponibilizamos sementes nas safras de inverno para que o agricultor possa utilizar esse insumo agregador de produção, proporcionando o incremento na renda”, explica o coordenador estadual do Programa Semeando, o doutor em sementes Edson Alva.

A ação qualifica agricultores em todos os territórios do estado e já capacitou mais de 350 técnicos, com o objetivo de formar bancos comunitários de semente. A ideia é melhorar a produtividade das culturas do feijão, milho e vigna, e possibilitar que agricultores familiares tenham condições de produzir suas sementes.